uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante
Árvore causa problemas a moradores do Bom Retiro
QUEIXAS. Moradores já tiveram problemas nos apartamentos por causa de árvore de grande porte

Árvore causa problemas a moradores do Bom Retiro

Folhas já provocaram inundações e prejuízos elevados num apartamento. Há pelo menos seis anos que os moradores da rua Maria Lamas reclamam por soluções para o problema. Podas feitas no local não foram eficazes. Presidente da câmara diz que vai acompanhar pessoalmente o problema.

Uma árvore que é mais alta que os prédios no bairro do Bom Retiro, em Vila Franca de Xira, está a causar problemas aos moradores da Rua Maria Lamas e num dos apartamentos os entupimentos causados pelas folhas já originaram inundações e prejuízos avultados.
Quem vive na zona pede soluções para o problema e nem todos defendem o abate da árvore. A maioria pede podas mais extensivas que minimizem os impactos dos ramos nas habitações. O alerta foi deixado na última semana por Maria Cândida, moradora do nº2, que viu o último piso do prédio ficar “completamente alagado” e por isso foi à reunião de câmara pedir soluções para o problema.
“A árvore que está no meio da praceta já ultrapassou o tamanho do prédio e as coisas continuam na mesma. Os entupimentos causados pelas folhas nos algerozes já nos têm causado muitos prejuízos e a próxima vez que haja inundações vamos imputar os custos no município, que nunca fez qualquer tratamento ou desbaste daquela árvore”, lamentou a moradora.
E não é a única. Também Valdemar Mateus, administrador do condomínio, se queixa dos problemas causados pelas folhas da árvore. “Nos dias de vento parece que a árvore nos vai entrar casa dentro, é assustador. A árvore está grande demais para continuar naquele local”, diz a O MIRANTE. Outros moradores admitem que a árvore “tem muitos problemas” mas compreendem que abater uma árvore daquele porte também não é boa ideia. “O ideal seria cortarem mais ramos, fazerem uma poda mais intensiva”, defende Rosa Morgado, moradora.
Há dois anos o então presidente da Junta de Vila Franca de Xira, Mário Calado, juntamente com o vice-presidente da câmara, Fernando Paulo Ferreira, estiveram no local para avaliar as queixas dos moradores e foi sugerido o corte parcial da árvore, ideia que os serviços técnicos rejeitaram por considerarem que colocava em causa a sobrevivência da árvore. Entretanto o assunto ficou em banho-maria.
O presidente do município, Alberto Mesquita, admite que este é um problema que existe um pouco por todo o concelho e não apenas no Bom Retiro. “O passo mais radical será abater a árvore. Não queremos isso mas em casos extremos terá de ser. Muitas destas árvores estão também a destruir as condutas de água. O objectivo, como vamos fazer nas escolas, é começar a plantar outras espécies que não tragam tantos problemas”, refere.

Árvore causa problemas a moradores do Bom Retiro

Mais Notícias

    A carregar...