uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante
Gala do Desporto de Torres Novas premiou desportistas e dirigentes do concelho
Foto DR Atletas foram distinguidos na noite de 9 de Fevereiro

Gala do Desporto de Torres Novas premiou desportistas e dirigentes do concelho

Numa noite com convidados ilustres, o presidente do município deixou uma boa nova: a reabilitação da pista de tartan do estádio municipal.

A segunda edição da Gala do Desporto de Torres Novas encheu o Cine-Teatro Virgínia no dia 9 de Fevereiro, para atribuir 14 prémios, resultantes de voto secreto, a juntar a 32 distinções aos campeões nacionais e internacionais de Torres Novas no último ano. Joaquina Ramos Deus, mais conhecida por “Quina”, foi distinguida com a homenagem de carreira pelo seu trabalho na patinagem artística.
O Secretário de Estado da Juventude e do Desporto, João Paulo Rebelo marcou presença, mas a surpresa da noite foi a presença da atleta olímpica Rosa Mota, convidada de honra, e que foi muito aplaudida pelos presentes. O presidente da Câmara de Torres Novas, Pedro Ferreira destacou que a gala “pretende promover ainda mais a prática desportiva no concelho e na região”, e incentivar hábitos de qualidade de vida e de boa cidadania.
Agradecendo a todos os que contribuem para o desporto no concelho, o autarca deixou a promessa de que se vai avançar com a reabilitação há muito esperada da pista de tartan do Estádio Municipal de Torres Novas, uma intenção que foi muito aplaudida.
O Secretário de Estado da Juventude e do Desporto deixou a mensagem de que se deve combater a batota no desporto. “Cada um de nós tem que dar um contributo para erradicar esse fenómeno”, defendeu, sublinhando que os valores do desporto são os da inclusão.
Rosa Mota subiu ao palco para entregar alguns prémios e deixou uma mensagem aos atletas. “Temos de agradecer aos nossos adversários”, porque sem eles não haveria competição. E destacou que “jogo limpo dá-nos autoestima e não nos envergonha”, “por isso nunca se esqueçam de agradecer e respeitar os vossos adversários”.
Quem são os premiados
A Gala do Desporto distingue equipas e desportistas do concelho de Torres Novas através de um conjunto de 14 categorias a que se podem candidatar os vários clubes do concelho. Este ano o município recebeu 80 candidaturas, o número foi reduzido a 41 nomeações e os vencedores eleitos por voto secreto.
No sector masculino, Paulo Vakulyuk (Clube de Natação de Torres Novas – CNTN) recebeu o galardão para o melhor atleta com idade até 14 anos. Joel Catarino (União Desportiva e Recreativa da Zona Alta – UDRZA) foi o melhor atleta entre os 15 e os 18 anos e Gonçalo Neves (CNTN) o melhor atleta com mais de 19 anos.
No feminino, Margarida Morais (CNTN) foi distinguida a melhor atleta até aos 14 anos. Entre os 15 e os 18 anos Nádia Carvalho (Núcleo do Sporting de Torres Novas – NSTN) foi a escolhida e com mais de 19 anos foi distinguida Ana Nair Dias (Clube de Judo de Torres Novas).
O atleta revelação do ano foi José Pedro Vieira (CNTN). Os sub14 masculinos do Clube Desportivo de Torres Novas – Organismo Autónomo de Basquetebol (CDTN-OAB) foram considerados a equipa do ano. João Sousa, da mesma equipa, foi eleito treinador do ano. O prémio associação/clube do ano foi atribuído à UDRZA.
No desporto escolar, a equipa de basquetebol iniciados masculinos do Agrupamento de Escolas Gil Paes foi a equipa galardoada. No desporto adaptado, o prémio foi atribuído a David Antunes, do Centro de Reabilitação e Integração Torrejano (CRIT). O prémio de dirigente do ano foi para Luís Sénica (UDRZA) e o de mérito desportivo para Marco Sousa (CNTN).
A Gala encerrou com o prémio carreira entregue a Joaquina Ramos Deus, patinadora que promoveu a patinagem artística no concelho ao longo de 50 anos. Emocionada, a treinadora (conhecida como Quina) dedicou o prémio aos pais, por a terem trazido muito jovem para viver em Torres Novas.

Gala do Desporto de Torres Novas premiou desportistas e dirigentes do concelho

Mais Notícias

    A carregar...

    Capas

    Assine O MIRANTE e receba o Jornal em casa
    Clique para fazer o pedido