uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante

Portugal já tem um parque de dinossauros mas não é na Pedreira do Galinha

São cento e vinte modelos de dinossauros à escala natural e três quilómetros de percursos. O Dino Parque fica na aldeia da Abelheira, a meia dúzia de quilómetros da Lourinhã e abriu na sexta-feira, 9 de Fevereiro. Antes de abrir já tinha mais de 16 mil entradas reservadas. Na Lourinhã foram encontrados vestígios da presença de dinossauros, nomeadamente pegadas.
Nos concelhos de Ourém e Torres Novas, numa pedreira em exploração, também foram encontrados trilhos de dinossauros em 1994. A pedreira foi comprada pelo Estado e foi classificada como monumento natural. Ali ao lado, na aldeia do Bairro, também poderia ter nascido um parque de dinossauros como o agora inaugurado na Abelheira. Podia mas não nasceu. Nem parque, nem nada.
A Lourinhã fica perto de Lisboa e em Lisboa há muitos turistas? Pois bem, a pedreira do Galinha fica perto de Fátima onde chegam todos os anos milhares de peregrinos e de turistas peregrinos. Fazendo um pouco de humor poderemos dizer que os dinossauros também são criaturas do Senhor.
Sair de Fátima e, no regresso a casa, passar pelo parque de dinossauros do Bairro e visitar ali ao lado os trilhos de Saurópedes, poderia ser uma boa ideia mas o Monumento Natural das Pegadas de Dinossauros nunca foi promovido em Fátima...nem em lado nenhum, diga-se. É um daqueles locais que só dá despesa ao Estado e causa aborrecimento a quem o visita porque as pegadas só são bem visíveis a horas em que o mesmo está fechado.
E se fossemos todos a Fátima, no próximo 13 de Maio, rezar a Nossa Senhora para que faça nascer na cabeça dos responsáveis pelo monumento, para além de cabelo e caspa, uma qualquer ideia capaz de atrair visitantes? Isso sim, era um milagre!!!
Afonso Miguel Bretes

Mais Notícias

    A carregar...

    Capas

    Assine O MIRANTE e receba o Jornal em casa
    Clique para fazer o pedido