uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante

Marinhais sem desfile de Carnaval por falta de pavilhão

Esta foi a primeira vez em 12 anos que não houve corso carnavalesco

O corso que animava as ruas de Marinhais no Carnaval não se realizou este ano. A razão passa pela falta de um pavilhão para a construção dos carros alegóricos. Segundo Luís Cardoso, presidente do Rancho Folclórico “Os Lusitanos” de Marinhais, as primeiras vezes que se começaram a organizar os desfiles carnavalescos, iam-se construindo os carros em pavilhões emprestados, mas nos últimos dois anos foi debaixo de um telheiro sem quaisquer condições. “Nós forrávamos os carros com papel de alumínio, vinha o vento e a chuva e estragava-se tudo”, conta.
Luís Cardoso admite que enquanto não cederem um pavilhão para o efeito, não haverá desfile de Carnaval em Marinhais o que diz ser uma pena, pois é algo que já está enraizado na população. “Esta é a primeira vez em 12 anos que não organizamos o desfile e estamos bastante tristes com a situação”, adianta, dizendo que já o ano passado realizaram quase o impensável, fazendo os carros alegóricos num mês ao relento. Foi por isso, explica, “que tivemos menos carros no desfile e fizemos um percurso mais curto com menos um quilómetro”.
As primeiras manifestações do Carnaval em Marinhais começaram por ser espontâneas com as famílias a brincarem ao Entrudo. O primeiro desfile organizado por um grupo de populares de Marinhais ocorreu em 2005 onde não faltaram os carros alegóricos e um rei e uma rainha.

Mais Notícias

    A carregar...

    Capas

    Assine O MIRANTE e receba o Jornal em casa
    Clique para fazer o pedido