uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante
Ourém avança com criação de projecto para Rede Europeia de Cidades-Santuário
O presidente da Câmara de Ourém, Luís Albuquerque, com o representante da Universidade de Aveiro, Carlos Costa

Ourém avança com criação de projecto para Rede Europeia de Cidades-Santuário

Assinado protocolo de colaboração entre o município e a Universidade de Aveiro

A Câmara de Ourém assinou um protocolo de colaboração com a Universidade de Aveiro para a criação de um projecto de uma Rede Europeia de Cidades-Santuário. A assinatura do protocolo ocoreu em sessão camarária e contou com a presença de Carlos Costa, representante da Universidade de Aveiro. O objectivo desta colaboração é promover “iniciativas que conduzam esta rede à adopção de modelos de trabalho conjunto, mais formais e comprometidos entre todos os parceiros europeus num processo que vai assentar na partilha e transferência de informação e conhecimento entre todas as entidades parceiras envolvidas”, explicou o presidente do município, Luís Albuquerque (PSD/CDS).
Ourém pretende com este projecto afirmar Fátima como um dos principais destinos católicos de peregrinação mariana no mundo, promovendo a cidade nas restantes cidades-santuário da Europa. Luís Albuquerque explicou que o projecto será candidatado a fundos comunitários. A Rede Europeia de Cidades-Santuário tem por base a associação Shrines of Europe – Santuários da Europa -, uma instituição civil que reúne municípios com santuários, nomeadamente Fátima, Lourdes, Loreto, Czestochowa, Mariazel, Altötting e Einsiedeln.
A intenção é adoptar estratégias comuns de promoção e de combate à respectiva sazonalidade, tendo o objectivo final de certificar uma “Rota Europeia”, pelo Instituto Europeu das Rotas Culturais, que possibilite a criação e promoção de itinerários turísticos europeus e internacionais, a dinamização de acções de promoção conjunta mais relevantes e incisivas e a organização conjunta de congressos e eventos culturais e internacionais. A criação de um conselho científico internacional; um Observatório Internacional de Turismo Religioso; a organização de um congresso internacional e a edição de uma revista científica dedicada ao Turismo Religioso são algumas das iniciativas já previstas neste protocolo entre a Câmara de Ourém e a Universidade de Aveiro.

Ourém avança com criação de projecto para Rede Europeia de Cidades-Santuário

Mais Notícias

    A carregar...

    Capas

    Assine O MIRANTE e receba o Jornal em casa
    Clique para fazer o pedido