uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante

Festival de Letras junta-se ao calendário de eventos em Santarém

Além da venda de livros nos 34 stands que serão disponibilizados para as editoras, a iniciativa, que vai decorrer na Casa do Campino de 21 a 29 de Abril, vai proporcionar o contacto de escritores com leitores.

Edição de 01.03.2018 | Cultura e Lazer

A Câmara de Santarém vai promover de 21 a 29 de Abril o primeiro Festival de Letras, mais uma iniciativa a juntar ao calendário anual de eventos organizados pelo município. A Casa do Campino foi o local escolhido para recuperar, revista e aumentada, a Feira do Livro que em tempos se realizou na cidade, juntando-lhe um vasto conjunto de eventos e parceiros.
Proposta pelo Serviço Municipal de Bibliotecas, Arquivo e Património Cultural, a iniciativa, cujo regulamento foi aprovado na última reunião do executivo municipal, irá envolver parceiros como a Escola Superior de Educação/Instituto Politécnico de Santarém, os quatro agrupamentos de escolas, as escolas profissionais e as associações locais, que serão convidadas a divulgarem a sua actividade e a gerir a parte de cafetaria e restauração do evento.
Além da venda de livros nos 34 stands que serão disponibilizados para as editoras, o Festival de Letras irá proporcionar o contacto de escritores com leitores e dará destaque a trabalhos de investigação que “possibilitem o diálogo entre a cultura literária e a cultura digital no incentivo à leitura”, bem como à reflexão sobre a educação para os meios de comunicação no contexto escolar.
A proposta realça que “uma cultura de participação e estímulo à criatividade, tendo na linguagem multimédia um território de expressão, amplia as condições de emancipação e empoderamento social do cidadão e aumenta a sua capacidade de construir uma leitura crítica do mundo”.
A vereadora com os pelouros da Educação e da Cultura da Câmara de Santarém, Inês Barroso (PSD), afirmou que o Festival de Letras aliará a venda de livros com descontos à animação e realização de palestras, oficinas e ‘workshops’, destacando a existência de uma área vocacionada para o público infanto-juvenil.
Tendo em conta a data de realização do evento, este será articulado com as comemorações da revolução de 25 de Abril de 1974 que estão a ser preparadas pelo município e pela Comissão para as Comemorações Populares do 25 de Abril em Santarém.

Comentários

Mais Notícias

    A carregar...

    Capas

    Assine O MIRANTE e receba o Jornal em casa
    Clique para fazer o pedido

    Destaques