uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante
ISLA Santarém comemora 34 anos reforçando o compromisso com a região
Domingos Martinho, director do ISLA Santarém

ISLA Santarém comemora 34 anos reforçando o compromisso com a região

Sessão solene marcada para 10 de Março pretende realçar a importância dessa instituição de ensino superior no contexto regional e a qualidade do seu ensino.

O ISLA Santarém assinala no dia 10 de Março o seu 34º aniversário com uma sessão solene no Convento de S. Francisco, em Santarém, que contará com a participação de estudantes, professores, funcionários, convidados e parceiros institucionais. A cerimónia está marcada para as 10h00 e terá como ponto alto a oração de sapiência a proferir pelo Prof. Doutor Jorge Rio Cardoso.
“A sessão solene será por certo uma oportunidade para sublinhar não só a cada vez maior importância do ISLA como instituição de ensino superior da região, mas também a excelência do ensino ministrado”, salienta o director do ISLA Domingos Martinho. Esses dois aspectos estarão em evidência na cerimónia através da atribuição dos prémios de mérito escolar que distinguem os melhores estudantes de cada um dos cursos e da entrega de diplomas aos estudantes que concluíram os seus cursos no último ano lectivo.
No ano lectivo de 2018-2019 o ISLA continua a sua política de compromisso com a região, oferecendo 30 bolsas de estudo no valor de 1500 euros cada. Este programa é completamente suportado pela instituição no âmbito da sua responsabilidade social, garantindo que quem se candidatar a uma licenciatura pelo regime normal e resida num concelho da Lezíria do Tejo ou do Médio Tejo poderá ter uma bolsa garantida para os três anos do curso. Estudar no ISLA fica mais barato do que no ensino público, reforça Domingos Martinho, que alerta que esta bolsa não impede os estudantes de se candidatarem a outros apoios, nomeadamente as bolsas da DGES, em igualdade com os demais candidatos.
No que se refere aos cursos técnicos superiores profissionais, mantêm-se a propina de 85 euros mensais, ou seja, o valor praticado nos últimos dois anos. Os jovens ainda têm um desconto se forem associados de uma das centenas de entidades ou instituições protocoladas, o que significa que as propinas do TeSP estão ao nível do ensino público, afirma Domingos Martinho.

Ensino com forte ligação ao mercado de trabalho
O ISLA continua a apostar num ensino personalizado com grande proximidade entre professores e estudantes, onde as componentes científicas se completam com os conhecimentos profissionalizantes apoiados pelas centenas de protocolos com empresas e instituições. Acordos que permite aos estudantes a realização de estágios com vista à sua integração no mercado de trabalho.
Os indicadores de emprego disponibilizados pelo IEFP comprovam que os cursos do ISLA têm taxas de empregabilidade acima da média nacional para a respectiva área científica. Estes números são um incentivo para toda a comunidade académica do ISLA que todos os dias investe todo o seu esforço na construção de uma Escola de Excelência, conclui Domingos Martinho.

Oferta formativa alargada e diversificada

Desde 2014, o ISLA tem vindo a reforçar de forma significativa a sua oferta formativa ao nível de cursos técnicos superiores profissionais, licenciaturas e formação pós-graduada. Domingos Martinho lembra que o ISLA foi a primeira instituição de ensino superior do distrito de Santarém a oferecer cursos técnicos superiores profissionais, disponibilizando para 2018-2019 os seguintes: Gestão Administrativa de Recursos Humanos, Gestão de Turismo, Gestão Comercial e Vendas, Gestão da Qualidade, Ambiente e Segurança, Organização e Gestão Industrial, Redes e Sistemas Informáticos e Tecnologias e Programação de Sistemas Informáticos.
As seis licenciaturas em funcionamento no ISLA, todas acreditadas pela A3ES, são as seguintes: Engenharia da Segurança do Trabalho, Gestão Comercial, Gestão de Processos e Operações Empresariais, Gestão Turística e Informática de Gestão. O ISLA oferece ainda 18 cursos de formação pós-graduada e MBA.
No ano lectivo 2017-2018, o ISLA manteve a linha de crescimento registando mais 60% de estudantes em relação ao ano lectivo anterior. O aumento de 40% registado nas seis licenciaturas em funcionamento foi acompanhado pelos cursos técnicos superiores profissionais (TeSP) onde se registou um aumento de 80% em relação ao ano lectivo anterior, encontrando-se em funcionamento cinco cursos, dois em regime diurno e três em regime pós-laboral, acrescenta Domingos Martinho.

ISLA Santarém comemora 34 anos reforçando o compromisso com a região

Mais Notícias

    A carregar...

    Capas

    Assine O MIRANTE e receba o Jornal em casa
    Clique para fazer o pedido

    Destaques