uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante

Os principais acontecimentos do ano: CULTURA

Janeiro

Conferência de arte megalítica em Mação

A 14 de Janeiro Mação foi palco para a conferência “Megalitismo de Mação”, que Vera Moleiro proferiu no Museu de Mação. A sessão inseriu-se no ciclo de “Histórias de Mação” que o Museu de Arte Pré-Histórica e o Instituto Terra e Memória promovem desde Maio de 2016. A entrada foi livre e a iniciativa pretendeu transmitir os resultados das pesquisas que o museu e o instituto têm feito nos últimos anos.

Eunice Munõz homenageada no Sardoal

A actriz Eunice Munõz, que recentemente assinalou 75 anos de carreira, esteve no Centro Cultural Gil Vicente, no Sardoal, onde foi homenageada de forma simbólica pelo município. A deslocação da actriz ao Sardoal decorreu no âmbito da Rede Eunice, um projecto de difusão de espectáculos produzidos e coproduzidos pelo Teatro Nacional D. Maria II que assume essa designação em homenagem à actriz.

Bienal de fotografia de Vila Franca de Xira com seis mil visitantes

A Bienal de Fotografia de Vila Franca de Xira, a única do país dedicada a esta forma de expressão artística, recebeu no seu programa curatorial perto de seis mil visitantes. No ano em que a Bienal mudou completamente o seu figurino e apostou na renovação os números deixaram satisfeita a organização. A bienal levou à cidade alguns dos nomes mais reconhecidos da fotografia contemporânea portuguesa, que apresentaram os seus trabalhos em 15 pontos diferentes da cidade.

Fevereiro

Festa dos Tabuleiros premiado como melhor evento público nacional

A Festa dos Tabuleiros de Tomar recebeu o troféu de Melhor Evento Público realizado em Portugal. A presidente da Câmara Municipal de Tomar, Anabela Freitas, e o Mordomo da Festa, João Victal, receberam o prémio na Gala dos Eventos que decorreu. Anabela Freitas salientou o facto deste certame ser um festa “genuinamente” feita pelo povo. “Este é um prémio para todos os tomarenses mas também é um reflexo da aposta séria que o município tem vindo a realizar na promoção do turismo como um dos recursos mais valiosos do concelho, afirmando-se como cidade de referência e destino de excelência”, realçou.

Março

Mais de 30 balões em festival de balonismo em Coruche

Mais de 30 balões de ar quente voaram pelos céus de Coruche na primeira edição do Festival Internacional de Balonismo que a vila recebeu de 28 de Março a 2 de Abril. Organizado pela Windpassenger e pela Câmara de Coruche, o festival teve a participação de quase meia centena de equipas de balonismo, provenientes de Portugal e de vários países da Europa, mas também do Brasil e dos Estados Unidos da América. Oito dos balões tiveram formas especiais como uma coruja ou um pelicano.
Esta foi a primeira edição do evento que tem intenção de, nos próximos anos, chegar aos 100 participantes. Durante seis dias os visitantes puderam fazer voos livres juntamente com pilotos experientes; observar a vila ribatejana a partir do céu num balão estático; assistir ao Night Glow, um espectáculo de luz e som onde os balões sincronizaram os seus queimadores ao ritmo da música; artesanato e actividades para toda a família.

Maio

Sociedade Recreativa da Granja chega aos 88 anos e quer manter a casa cheia

A Sociedade Recreativa da Granja, a colectividade mais antiga da freguesia de Vialonga, festejou no dia 14 de Maio os seus 88 anos de vida com vontade de fazer mais pela população e ter sempre as portas abertas e a casa cheia. A colectividade reparte-se pela parte recreativa, pelo grupo de caça e pesca e pela união columbófila mas funciona como um todo.

Junho

Músico de Alverca lança tema de homenagem a Bernardo Sassetti

O músico alverquense Rogério Godinho apresentou em Junho um tema de homenagem ao pianista e compositor Bernardo Sassetti. A canção foi destaque nacional pela sua simplicidade e por ser tocada apenas no instrumento que Sassetti conhecia bem, o piano. Rogério Godinho evoca a sua memória ao piano recuperando uma pauta escrita há precisamente cinco anos, quando soube que Sassetti tinha falecido. Natural de Alverca, Rogério Godinho é pianista, compositor e cantor.

Filme rodado em Vila Franca de Xira vence prémio internacional

O filme “Fábrica de nada”, realizado por Pedro Pinho e filmado em áreas industriais devolutas de Alverca, Forte da Casa e Póvoa de Santa Iria, concelho de Vila Franca de Xira, venceu o prémio FIPRESCI, da Federação Internacional de Críticos de Cinema, durante o Festival de Cinema de Cannes, em França. “Fábrica de nada” é um filme que propõe uma reflexão crítica sobre o estado do país nos últimos seis anos e um filme “iminentemente político”. O filme segue a vida de um grupo de operários que tentam segurar os postos de trabalho através de uma solução de autogestão colectiva e, dessa forma, evitar o encerramento da fábrica.

Parreirita Cigano cumpriu o sonho de tirar a alternativa no Campo Pequeno

Parreirita Cigano cumpriu o sonho de ser cavaleiro tauromáquico profissional. O cavaleiro do Cartaxo tirou a alternativa na Grande Corrida de O MIRANTE no Campo Pequeno, com o seu mestre e padrinho de alternativa, Manuel Jorge de Oliveira, que voltou à praça ao fim de muitos anos de afastamento. O espectáculo assinalou também um momento importante para o Campo Pequeno e para o jornal, já que se assinalaram os 30 anos de O MIRANTE e os 125 anos da inauguração da praça lisboeta.

Julho

Diana David venceu final do FesTFado Ribatejo

Diana David, jovem de Benavente com 19 anos, venceu na noite de 7 de Julho a gala final do festival FestFado Ribatejo que decorreu no Cineteatro de Benavente. Diana David recebeu o primeiro prémio, um cheque de dois mil euros oferecido pela Câmara Municipal de Benavente, que foi dado à editora Música Unida para apoiar a edição do primeiro CD de Diana.

Setembro

Jovens chegam-se à frente para manter festas em Vale de Cavalos

O bairrismo e o apego às tradições locais estão inculcados nos jovens da freguesia de Vale de Cavalos, concelho da Chamusca, que com o objectivo de angariarem fundos para a construção de um lar do “ Aconchego” – Centro de Apoio Social da terra, fazem questão de pertencer à Comissão de Festas em Honra de Nossa Senhora dos Remédios ou de ser voluntários e ajudar na realização da mesma. Um apoio que vai desde vender rifas, grelhar febras, fritar batatas, servir às mesas ou oferecer um bolo. A freguesia de Vale de Cavalos esteve em festa de 1 a 4 de Setembro.

Outubro

Ricardo Ribeiro e Artemsax & Lino Guerreiro vencem prémio Carlos Paredes

O fadista Ricardo Ribeiro, com o trabalho “Hoje é assim, amanhã não sei”, e o quarteto Artemsax & Lino Guerreiro, com o “projecto Michel Giacometti” foram os vencedores da edição de 2017 do Prémio Carlos Paredes, promovido pela Câmara de Vila Franca de Xira. O júri, constituído por José Jorge Letria, Pedro Campos, Ruben de Carvalho e Carlos Alberto Moniz, considerou que os dois projectos vencedores, sendo estruturalmente diferentes, “representam o que de melhor se faz actualmente e de forma complementar, por um lado no fado tradicional, e por outro na música tradicional, reinventada com um estilo único”.

Exposição sobre Victor Mendes vista por mais de 12 mil pessoas

A exposição dedicada à vida do toureiro Victor Mendes foi vista por mais de 12 mil pessoas enquanto esteve patente no Celeiro da Patriarcal, em Vila Franca de Xira. O toureiro emocionou-se na inauguração da exposição em seu nome e tornou a emocionar-se ainda mais quando esta chegou ao fim com um espectáculo de flamenco a que assistiram algumas centenas de pessoas no final da tarde de domingo, 9 de Outubro.

Novembro

Quinta do Bill fecha digressão dos 30 anos com concerto especial na Casa da Música

A comemorar 30 anos de carreira a banda Quinta do Bill subiu ao palco da Casa da Música, no Porto, na noite de 25 de Novembro, para assinalar três décadas de vida com um concerto especial.

Dezembro

Centro de Documentação ajuda a conhecer melhor a ligação de Salvaterra à arte da falcoaria

Entrou em funcionamento no final de 2017 o Centro de Documentação “Joaquim da Silva Correia e Natália Correia Guedes” no edifício da Falcoaria Real, em Salvaterra de Magos. Um espaço há muito esperado pela Associação Portuguesa de Falcoaria e pelos investigadores da arte da falcoaria e que conta, sobretudo, com o espólio documental sobre falcoaria doado por Joaquim da Silva Correia e Natália Correia Guedes, dois nomes sonantes no estudo da falcoaria e da história do concelho.
“O município tem-se empenhado na promoção e divulgação da história, das tradições, dos costumes do concelho”, garantiu o presidente da Câmara de Salvaterra de Magos, Hélder Esménio, durante a inauguração do novo Centro de Documentação da Falcoaria Real.

Mais Notícias

    A carregar...

    Capas

    Assine O MIRANTE e receba o Jornal em casa
    Clique para fazer o pedido

    Destaques