uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante

Os principais acontecimentos do ano: ECONOMIA

Edição de 01.03.2018 | Especial Retrospectiva

JANEIRO

Agricultores com serviço de atendimento na Loja do Cidadão em Sardoal

A Associação de Agricultores dos Concelhos de Abrantes, Constância, Sardoal e Mação criou um serviço de atendimento quinzenal na Loja do Cidadão do Sardoal, garantido nas segunda e quarta terças-feiras de cada mês, entre as 9h00 e as 12h30. A medida resulta de um protocolo estabelecido com a Câmara do Sardoal. Esse serviço já vinha sendo prestado desde Outubro de 2016 mas sujeito a marcação prévia. O protocolo assinado entre as duas entidades tem como objectivo estimular a actividade agroflorestal através da dinamização da política de apoios, bem como da formação dos recursos humanos existentes.

FEVEREIRO

Cientista Elvira Fortunato distinguida com prémio internacional

A cientista Elvira Fortunato, conhecida pela invenção do transístor de papel e que tem ligações familiares a Alcanena, foi distinguida com o Prémio Czochralski 2017, atribuído pela Academia Polaca de Ciências e pela Sociedade Europeia de Investigação de Materiais. O prémio, concedido pela primeira vez a um investigador português, é promovido também pela Sociedade Polaca de Ciência dos Materiais e pela Sociedade Polaca de Crescimento de Cristais.

Associação Industrial Portugal lança nova edição do projecto “+Produtividade”

A AIP lançou uma nova edição do projecto “+ Produtividade” dirigida a PME industriais e do sector dos serviços de todas as regiões do país. Trata-se de uma solução que pretende actuar ao nível dos designados “investimentos inteligentes” que promovem a produtividade pela melhoria da capacidade de gestão dos recursos já detidos pelas organizações.

EDP atinge melhor resultado de sempre ao nível da Qualidade de Serviço

A EDP Distribuição atingiu, pelo terceiro ano consecutivo, o melhor resultado de sempre ao nível da Qualidade de Serviço no abastecimento de energia eléctrica, demonstrando o sucesso da gestão de investimentos que vem sendo desenvolvida pela empresa. O valor anual referente ao indicador TIE (Tempo de Interrupção Equivalente) internacionalmente adoptado para avaliar a continuidade do abastecimento foi de 52 minutos, uma melhoria de cerca de 70% da qualidade de serviço em Portugal continental na última década e que corresponde a uma fiabilidade de 99,99% da rede de distribuição de energia eléctrica.

MARÇO

Agrotejo recebe medalha de honra do Ministério da Agricultura

A Agrotejo recebeu das mãos do ministro da Agricultura, Capoulas Santos, a medalha de honra do Ministério da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural, no decorrer do XV Encontro de Agricultores promovido pela Agromais - Entreposto Comercial Agrícola, na Golegã. A distinção do ministério visa reconhecer publicamente a excepcional contribuição para o desenvolvimento da agricultura e o mérito desta organização que se tem evidenciado em prol da agricultura e do mundo rural.

José Eduardo Carvalho realça capacidade das empresas portuguesas que sobreviveram ao processo de reajustamento

O presidente da Associação Industrial Portuguesa (AIP), José Eduardo Carvalho, realçou, durante uma visita à fábrica da Renova, em Torres Novas, a capacidade das empresas portuguesas que sobreviveram ao processo de reajustamento e que nesse período “cresceram e se desenvolveram”. José Eduardo Carvalho falava durante a primeira de dez visitas a indústrias efectuadas no âmbito da celebração dos 180 anos da AIP, destacando o arranque da iniciativa numa empresa “extraordinária” e “emblemática no país, dentro de um sector extremamente concorrencial”.

Ceia da Silva diz que falta alojamento na região

O presidente da Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo aproveitou a sessão de apresentação das Tasquinhas de Rio Maior para reforçar a ideia de que falta alojamento na região e que sem alojamento não há turismo. Ceia da Silva diz que é necessário um “boom” significativo nesta região. Ceia da Silva defende que se houver investimento, sobretudo na hotelaria, o turismo aumenta “e foi isso que nós fizemos durante cerca de sete anos no Alentejo e é possível verificarmos hoje que naquela região foram investidos 500 milhões de euros por privados e foram criadas mais de 160 novas unidades hoteleiras”, disse.

Trabalho desenvolvido pelas SMAS de Vila Franca de Xira é exemplo nacional

O trabalho feito pelos Serviços Municipalizados de Água e Saneamento (SMAS) de Vila Franca de Xira é “um exemplo nacional” nos municípios que se preocupam com as perdas de água e o real impacto que estas têm no ambiente e na economia. A ideia foi defendida numa conferência realizada sobre o tema das perdas de água na Fábrica das Palavras no Dia Mundial da Água. Todos os anos os SMAS de Vila Franca de Xira têm investido no combate às perdas de água, monitorizando caudais nocturnos, consumos fantasma, ligações fraudulentas e identificando possíveis rupturas e fugas na rede. Investimentos avultados que, a longo prazo, acabam por beneficiar o ambiente e os clientes, já que quanto menos água for desperdiçada mais barata será a factura. Em Vila Franca de Xira os serviços registam perdas de água na casa dos 18 por cento, valor bem abaixo da média nacional de 30 por cento de perdas e uma das mais baixas da Área Metropolitana de Lisboa.

ABRIL

Águas de Santarém com resultado líquido positivo de 431 mil euros

A empresa municipal Águas de Santarém anunciou em Abril de 2017 que registou, em 2016, um resultado líquido positivo de 431 mil euros, semelhante ao de 2015. A facturação também se manteve estável, atingindo os 8,1 milhões de euros. A administradora executiva da Águas de Santarém, Teresa Ferreira, revelou que estão concluídos e activos todos os investimentos no sistema de saneamento básico, que constituíram a prioridade da empresa nos últimos anos. Em 2016 foram activados os novos sistemas de Abrã, Almoster, Alqueidão do Rei, Santos e Vaqueiros, bem como a ampliação dos sistemas de Santarém e Tremês. Ao todo, estão em funcionamento no concelho 21 estações de tratamento de águas residuais (ETAR), 67 estações elevatórias e 508 quilómetros de colectores.

MAIO

Salvaterra de Magos em destaque na entrega de prémios da Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo

O município de Salvaterra de Magos recebeu um Prémio Especial da Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo (ERTAR) pela candidatura da Falcoaria Real que desde Dezembro de 2016 é Património Imaterial da Humanidade da Unesco. Este foi um dos vários prémios que a ERTAR atribuiu na cerimónia que decorreu na vila alentejana de Cuba.

JUNHO

AIP com bom desempenho

A Associação Industrial Portuguesa, presidida por José Eduardo Carvalho, está a ter um ano com uma melhoria do desempenho económico e financeiro da associação, que fechou o ano anterior com um resultado líquido positivo de 187 mil euros. Nesta altura a associação confirmava um percurso de cinco anos de consolidação, com a redução dos custos de exploração, entre outros.

Sector da cortiça exportou quase mil milhões de euros

O sector da cortiça, que representa mais de 900 empresas e oito mil empregos directos, exportou em 2016 quase mil milhões de euros, dando um contributo muito importante para o acréscimo das exportações nacionais. Os dados foram divulgados pelo ministro da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural, Luís Capoulas Santos, durante a inauguração da nona edição da FICOR (Feira Internacional da Cortiça) em Coruche. Um sector que o presidente da Câmara de Coruche, Francisco Oliveira, diz ter grande importância económica, social e ambiental para o concelho, para a região e para o país.

Empresários já podem comprar terrenos no Valleypark

A apresentação das condições de comercialização da Área de Localização Empresarial do Falcão – Valleypark – ocorreu a 31 de Maio no Cartaxo e contou com a presença do ministro da Economia, Manuel Caldeira Cabral. Desde essa altura que os empresários já podem comprar terrenos no Valleypark que foi construída em 2012. Nessa sessão o presidente da Associação Industrial Portuguesa referiu que já foram investidos cerca de 6,3 milhões de euros no Valleypark e está previsto investir-se mais 10,3 milhões, num total de investimento de cerca de 16 milhões de euros. O capital social do Valleypark é de 1,1 milhões de euros, sendo que 77 por cento (%) pertence a privados e 23% a capitais públicos.

AGOSTO

CIMLT lança aplicação com informação turística da região

“Lezíria 360” é o nome da nova APP da Comunidade Intermunicipal da Lezíria do Tejo (CIMLT) onde pode ser encontrada toda a informação turística da região. A aplicação está disponível para Android, Windows e iPhone. A “Lezíria 360” foi criada pela CIMLT juntamente com os 11 municípios que a integram - Almeirim, Alpiarça, Azambuja, Benavente, Cartaxo, Chamusca, Coruche, Golegã, Rio Maior, Salvaterra de Magos e Santarém.

OUTUBRO

Salomé Rafael reeleita presidente da Nersant

A Nersant - Associação Empresarial da Região de Santarém apresentou, na noite de 24 de Outubro, os corpos sociais para o mandato que se estende até 2019. Salomé Rafael foi reeleita presidente para um último mandato com a convicção de que a Nersant é um exemplo a nível nacional no associativismo empresarial. A assembleia-geral da Nersant, no triénio 2017-2019, é presidida por Francisco Mascarenhas, em representação da Petroibérica - Sociedade Petróleos Ibero Latinos, S.A.; Conselho Fiscal por Gualter Vasco, em representação da CAIMA - Indústria de Celulose, S.A., o Conselho Geral por António Jorge Rosa, em representação da Mitsubishi Fuso Truck Europe - Soc. Europeia Automóveis, S.A.

Nersant Business já é um dos maiores encontros internacionais de negócios em Portugal

A sexta edição do Nersant Business – Encontro de Negócios do Ribatejo decorreu entre os dias 23 e 25 de Outubro em Tomar. O evento é um dos momentos mais altos do apoio da Nersant à exportação dos produtos e serviços da região. Ao todo, contou este ano com 38 países presentes, mais dez que a edição passada. O evento, que no ano anterior contou com 26 países participantes, voltou a superar os números da anterior edição, sendo já considerado um dos maiores encontros internacionais de negócios em Portugal, contando nesta edição com mais de 70 empresários/importadores inscritos de 38 países.

W Shopping celebra 14 anos e anuncia novas lojas

O centro comercial W Shopping, em Santarém, celebrou 14 anos de actividade e o seu administrador, Rui Rosa, anunciou na cerimónia que o espaço vai ter duas novas marcas em breve. A abertura destes novos espaços seguem o dinamismo que tem sido colocado na gestão do espaço. “Os últimos anos têm sido marcados por um grande dinamismo com as forças vivas da cidade, com o associativismo e as instituições de solidariedade”, referiu ainda Rui Rosa, que administra o centro comercial há sete anos.

NOVEMBRO

ERTAR arrecada três prémios com filme promocional da campanha “Desligue”

A Entidade de Turismo do Alentejo e Ribatejo arrecadou três prémios com o filme promocional “Desligue” durante a 10.ª edição do Art & Tur – Festival Internacional de Cinema de Turismo, realizado em Vila Nova de Gaia, Porto. O filme, que promove os destinos Alentejo e Ribatejo, conquistou, entre mais de 300 projectos oriundos de 41 países, os prémios nas categorias “Turismo de Aventura”, “Destinos Turísticos/ Região” (na competição de filmes portugueses) e “Melhor Filme do Alentejo” na categoria especial “Melhores Filmes das Regiões Portuguesas”. Este festival é a etapa nacional de um circuito internacional do qual faz parte o Istanbul Tourism Film Festival e o Finisterra Arrábida Film Art & Tourism Festival, eventos onde “Desligue” foi distinguido com o terceiro prémio nas categorias “Tourism Destination/Region e Publicidade”, respectivamente.

Agromais investiu mais de 16 milhões de euros em 30 anos de actividade

A Agromais investiu mais de 16 milhões de euros em diversos projectos nos 30 anos de actividade, sendo que tiveram uma taxa de comparticipação de fundos comunitários de 50 por cento. O director-geral da Agromais, Jorge Neves, explicou, durante a sessão que assinalou o seu 30º aniversário, que tem sido política constante do entreposto comercial agrícola apostar e investir no aumento de capacidade e modernização das suas instalações. Nas últimas três décadas a Agromais colocou mais de dois milhões de toneladas de milho no mercado nacional. Desde 1992 que já forneceram quase 266 mil toneladas de batata para indústria e desde 1994 já produziram mais de 715 mil toneladas de tomate para o mercado nacional e espanhol.

Projecto para potenciar Eco Parque do Relvão

É apresentado o projecto EPR.COLAB, financiado pelo Fundo Ambiental, que tem como objectivo final criar mais emprego, investimento e competitividade, melhores remunerações dos trabalhadores e menos custos às empresas sediadas no Eco Parque do Relvão, Chamusca. Esta é uma das grandes medidas da nova Associação do Eco Parque do Relvão que passou a gerir de forma profissional o parque das empresas ligadas ao ambiente.

DEZEMBRO

Roques Vale do Tejo fornece viaturas à Câmara de Santarém

A Roques Vale do Tejo entregou uma frota de 27 viaturas à Câmara de Santarém através da empresa de gestão de frotas Finlog. A autarquia lançou um concurso em 2017 para o fornecimento de várias viaturas com diversas características e o concessionário Renault, com sede em Santarém, que já tem há anos uma parceria com a empresa de frotas seleccionada, à qual fornece viaturas para várias entidades sobretudo da administração pública. Para o administrador da Roques Vale do Tejo, Frederico Roque, esta foi “uma operação importante para a empresa”.

Comentários

Mais Notícias

    A carregar...

    Capas

    Assine O MIRANTE e receba o Jornal em casa
    Clique para fazer o pedido

    Destaques