uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante

Prisão preventiva para suspeitos de explorarem casas de prostituição

Operação ocorreu em vários distritos do país e passou também por Santarém e Ourém.

O Tribunal de Instrução Criminal de Lisboa aplicou a prisão preventiva a dois dos três detidos que exploravam cerca de 20 casas de prostituição de norte a sul do país, entre elas estabelecimentos nos concelhos de Santarém e de Ourém, indicou no domingo, 25 de Fevereiro, o Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF).
O SEF realizou no dia 21 de Fevereiro uma operação que desmantelou uma rede criminosa suspeita de explorar cerca de duas dezenas de casas de prostituição em vários pontos do país, na qual deteve duas mulheres e um homem.
O SEF refere que o juiz de instrução criminal decretou a medida de coacção mais gravosa a dois dos arguidos: prisão preventiva para uma cidadã de nacionalidade estrangeira, alegada líder da organização criminosa, e para um cidadão português. A outra detida, uma mulher portuguesa, saiu em liberdade, depois de presente a primeiro interrogatório judicial no Tribunal de Instrução Criminal de Lisboa.
A operação foi efectuada em Santarém, Ourém, Caldas da Rainha, Cadaval, Leiria, Nazaré, Évora, Quarteira e Faro, com vista ao cumprimento de 24 mandados judiciais, emitidos no decurso de investigação, dos crimes de tráfico de seres humanos para exploração sexual, auxílio à imigração ilegal, lenocínio e branqueamento de capitais.
Foram realizadas três detenções, sete buscas a domicílios, uma busca a escritório, uma busca a estabelecimento comercial e buscas e apreensão de viaturas. A investigação, sob a direcção do Departamento Central de Investigação e Acção Penal (DCIAP), teve origem numa denúncia telefónica que identificava uma organização criminosa que se dedicaria ao tráfico de mulheres e “obrigavam as mesmas a praticar a prostituição e a fazer sexo sem preservativo”, referindo ainda que estas mulheres eram mantidas em “cativeiro”, “passavam fome” e eram “espancadas e violadas”.
“Em resultado das diligências de investigação foi desenvolvida esta acção policial que permitiu desmantelar a actividade dos principais suspeitos e sinalizar uma vítima de tráfico de pessoas para fins de exploração sexual”, acrescentava a nota.
Segundo o SEF, as buscas levaram à apreensão de várias provas, destacando-se a “elevada quantidade de ouro apreendido numa das casas, bem como a apreensão de centenas de milhares de euros em cheques passados ao portador, duas viaturas recentemente adquiridas pelos suspeitos, diversos extractos bancários, agendas, material informático, documentação vária e outro material que relacionam os suspeitos com a actividade criminosa”.

Mais Notícias

    A carregar...

    Capas

    Assine O MIRANTE e receba o Jornal em casa
    Clique para fazer o pedido

    Destaques