uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante
Festas de São José de 15 a 19 de Março em Santarém
As Festas de São José são inauguradas na tarde de quinta-feira, 15 de Março, pelas 18h00

Festas de São José de 15 a 19 de Março em Santarém

Muita música, festa brava, gastronomia e diversões no Campo Infante da Câmara e na Casa do Campino.

As Festas de São José, em Santarém, vão decorrer este ano entre 15 e 19 de Março (feriado municipal), como habitualmente no Campo Infante da Câmara e Casa do Campino. O programa vai contar com muita música e logo no primeiro dia, pelas 21h30, há uma homenagem a António Pelarigo (fadista falecido em Janeiro último) em que participam António Pinto Basto, Célia Leiria e Isabelinha Fado, acompanhados por Pedro Amendoeira, Alexandre Silva e Nani, no claustro da Casa do Campino. Às 23h30 realiza-se um festival de tunas.
Nas noites seguintes sobem ao palco os Hi Fi (sexta-feira), Calema (sábado) e Cuca Roseta (domingo). Ainda no sábado à noite, a Orquestra Típica Scalabitana actua no claustro da Casa do Campino, comemorando o seu 72º Aniversário com os Três Bairros. No domingo há uma tarde de folclore e na tarde de segunda-feira, 19 de Março, actuam o Coro do Jardim Escola João de Deus, o Grupo de Sevilhanas Salero e Alma, a Tuna da Utis, as danças de salão da Newstar Dance e a Tocata de Cavaquinhos da UTIS. Em todas as noites, com excepção de segunda-feira, haverá música até altas horas com DJ.
A festa brava também tem presença marcante no programa, com as habituais largadas nocturnas e duas corridas de toiros, às 11h00 e às 16h00 de sábado, 17 de Março, na Monumental Celestino Graça, com as receitas a reverterem a favor das vítimas dos incêndios de Pedrógão Grande. No domingo há um espectáculo taurino pelas 18h00, com recortadores, saltos e quiebros, igualmente com o mesmo objectivo solidário.
No feriado municipal de 19 de Março, um dos pontos altos é a Procissão e a Missa Solene em Honra de S. José, que reúne a partir das 15h00, no centro histórico, as associações e grupos culturais do concelho, entidades oficiais e os padroeiros das paróquias do concelho, acompanhados pela Banda da Gançaria, seguindo-se a bênção à Irmandade dos Romeiros de S. José.
Mercados tradicionais, romarias, provas desportivas, artesanato, tasquinhas, desfiles de campinos e cabrestos e o habitual espaço de diversão para crianças e jovens são outras das atracções das Festas de São José que este ano têm um orçamento a rondar os 55 mil euros, totalmente cobertos por receitas e patrocínios. A organização pertence à Câmara de Santarém e à empresa municipal Viver Santarém.

Mais novos vão brincar aos toiros

Para além das habituais largadas de toiros e mesa de tortura, este ano há animação para os mais pequenos com a iniciativa “Vamos brincar aos toiros”, nas ruas do centro histórico e no Largo do Seminário e no dia 19 de Março, na manga do recinto das Festas de S. José, a partir das 15h00, haverá demonstrações de toureio a pé pela Escola de toureio Joaquim Gonçalves de Santarém e de forcados pelo Grupo de Forcados Amadores de Santarém & Aposento da Chamusca e uma picaria juvenil.

Ruas com novos nomes

A Câmara de Santarém vai dar o nome de algumas personalidades do concelho a ruas da cidade. As cerimónias estão marcadas para a manhã de 19 de Março, feriado municipal. Às 10h00 é inaugurada a Rua Dra. Rosalina Melro, às 10h30 a Rua Octávio da Costa Filipe, às 11h00 a Rua José Clemente Pereira e às 11h30 a Rua dos Deficientes das Forças Armadas.
Ainda nesse dia decorre a habitual homenagem aos funcionários aposentados da Câmara Municipal de Santarém, em 2017, pelas 12h00, no Salão Nobre dos Paços do Concelho.

Festas de São José de 15 a 19 de Março em Santarém

Mais Notícias

    A carregar...

    Capas

    Assine O MIRANTE e receba o Jornal em casa
    Clique para fazer o pedido