uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante

Oito associações empresariais juntas em plano de internacionalização

Estarão envolvidas quinhentas e cinquenta Pequenas e Médias Empresas

Oito associações empresariais representativas de milhares de empresas e abrangendo uma ampla área geográfica aceitaram o desafio de desenvolver uma actuação conjunta, através da integração de acções de internacionalização que terão como objectivo aumentar o número de empresas exportadoras, envolvendo 550 PME (Pequenas e Médias Empresas).
É a primeira vez que as associações empresariais se propõem executar em co-promoção uma candidatura de apoio à internacionalização. Após demoradas negociações conseguiram articular mercados e objectivos, indo assim ao encontro de uma das principais lacunas apontadas pelo governo que é a falta de articulação das missões externas.
O envolvimento da AIP e das sete associações empresariais (que têm ao longo dos anos desenvolvido as suas próprias acções), num mesmo projecto e pela primeira vez, vai proporcionar às empresas o acesso a um muito mais abrangente leque de oferta de mercados e de oportunidades e aos co-promotores maiores sinergias, ganhos de escala e uma maior eficiência na resposta às necessidades de internacionalização das PME.
Visando a diversificação de mercados de exportação a candidatura apresentada prevê que até Dezembro de 2019 sejam concretizadas missões empresariais aos mercados de Argélia, Cabo Verde, Canadá, Colômbia, Costa do Marfim, Emirados Árabes Unidos, Gana, Guiné Bissau, Japão, Marrocos, Moçambique e Vietname. Os mercados europeus (Alemanha, França e Reino Unido) decorrem da participação em feiras do cluster da aeronáutica, espaço e defesa, sectores cujo nível de inovação e sofisticação justificam a presença em eventos de excelência para a concretização de parcerias e de oportunidades para reforçar o reconhecimento das empresas portuguesas, enquanto produtoras de bens e serviços de elevada qualidade e diferenciação.
Com o objectivo de criar uma plataforma de interacção empresarial e de geração de negócios as missões externas serão complementadas com missões inversas de vinda de importadores daqueles mercados que terão a oportunidade de aprofundar os contactos, realizar encontros B2B e visitar as empresas e regiões.
No desenvolvimento das acções para os mercados externos os co-promotores optimizarão o seu network internacional com entidades congéneres e com a AICEP de modo a fortalecer a rede internacional de “facilitadores” para a entrada e consolidação das empresas portuguesas nos mercados.
A nível nacional espera-se que o impacto do projecto seja sentido no desenvolvimento da economia nacional e de cada uma das regiões envolvidas contribuindo positivamente para o equilíbrio da balança comercial.
As associações empresariais envolvidas são a AIP - Associação Industrial Portuguesa; AEBB – Associação Empresarial da Beira Baixa; NERA - Associação Empresarial da Região do Algarve; NERBE/AEBAL - Associação Empresarial do Baixo Alentejo e Litoral; NERC - Associação Empresarial da Região de Coimbra; NERE - Núcleo Empresarial da Região de Évora - AE; NERPOR- Núcleo Empresarial da Região de Portalegre - AE e NERSANT - Associação Empresarial da Região de Santarém.

Mais Notícias

    A carregar...

    Capas

    Assine O MIRANTE e receba o Jornal em casa
    Clique para fazer o pedido