uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante
Museu de Benavente recebe obras para o ajustar aos novos tempos
Edifício vai sofrer obras profundas para ficar com salas amplas

Museu de Benavente recebe obras para o ajustar aos novos tempos

Câmara realizou sessão pública para apresentar o projecto. Objectivo é tornar mais moderno o espaço que tem um acervo com mais de 20 mil peças.

O Museu Municipal de Benavente vai ser requalificado para se tornar num espaço mais moderno e funcional e a obra deve arrancar até ao final deste ano. Essa é a determinação do presidente Carlos Coutinho (CDU), que revelou a O MIRANTE que a obra irá custar perto de 900 mil euros.
“O museu vai ter uma intervenção profunda ao nível do edificado e da sua funcionalidade. Há muito tempo que o pensávamos requalificar. Serviu para fins habitacionais e está hoje claramente desajustado da função de museologia. O museu tem de ter um serviço educativo ao serviço da população e da população escolar, por isso torna-se necessária uma intervenção que faça com que aquele edifício cumpra esses desígnios”, explica.
O museu daquela sede de concelho tem um acervo com mais de 20 mil peças, que o autarca considera que precisam de ser “divulgadas e mostradas” à comunidade. A intervenção tem o apoio de fundos comunitários. “Actualmente o edifício é muito espartilhado nas suas áreas, tem muitos recantos e divisões e isso não se adequa a museus. Continuaremos a ter os dois pisos mas serão completamente abertos com amplas salas de exposições. Só com uma intervenção de profundidade se consegue fazer isso”, explica o autarca.
O município promoveu também no sábado, 10 de Março, uma sessão pública para apresentar o projecto à população e recolher contributos que os moradores achem que seriam importantes. “Para nós isto também é algo de novo. Pela primeira vez estamos a ter esta capacidade de trabalhar em proximidade com as pessoas. Acho que vale a pena. Vamos com toda a humildade mostrar às pessoas o que temos em mente para aquele local e recolher os seus contributos para podermos desenvolver o projecto mais adequado para Benavente”, explica.
O autarca já tinha defendido que os investimentos mais importantes para a comunidade que fossem realizados neste mandato seriam alvo de apresentações e discussões públicas. “São obras importantes para o futuro dos nossos centros urbanos e consideramos importante a participação das populações”, conclui.

Museu de Benavente recebe obras para o ajustar aos novos tempos

Mais Notícias

    A carregar...