uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante
Motorista da Cercipóvoa apanhado com álcool nomeado responsável pelos transportes
Cercipóvoa dá apoio a utentes de vários concelhos da região de Lisboa

Motorista da Cercipóvoa apanhado com álcool nomeado responsável pelos transportes

Decisão gerou polémica e o presidente da associação desvaloriza a situação

Um dos motoristas da Cercipóvoa, instituição da Póvoa de Santa Iria que presta apoio a pessoas com deficiência da região, que foi apanhado no dia 8 de Fevereiro de 2017 a conduzir com excesso de álcool no sangue quando transportava cinco utentes, foi agora nomeado pela direcção como responsável pelos transportes, mecânica e manutenção de viaturas da instituição.
A decisão causou polémica e uma onda de indignação na comunidade. A O MIRANTE, o presidente da instituição, José Manuel Gonçalves, confirma a nomeação mas desvaloriza a dimensão da polémica, explicando que se trata apenas de uma forma de tentar melhorar a eficácia daquele sector da instituição, que o motorista conhece bem e onde é proficiente. O motorista está impedido de transportar utentes desde que foi apanhado a conduzir com álcool e o dirigente assegura que assim vai continuar. Só pontualmente está autorizado a conduzir viaturas da Cercipóvoa.
Além da multa de trânsito o funcionário sofreu também uma suspensão de 30 dias do trabalho sem vencimento, suspensão que já cumpriu, entre Junho e Julho do ano passado. “A situação que viveu em nada lhe retira a competência demonstrada naquela área e até vai manter a mesma remuneração que já auferia, pelo que isto são meras quezílias entre colegas de trabalho que em nada beneficiam o serviço”, explica o dirigente.
José Manuel Gonçalves admite que se o funcionário não corresponder ao pretendido a decisão será revertida, garantindo que a equipa dirigente vai manter-se atenta e que a qualidade do serviço aos utentes não fica, “de nenhuma forma”, posta em causa. A gestão do parque automóvel da instituição estava centralizada no director-geral.

Denúncia à PSP tramou funcionário
Em Fevereiro do ano passado, recorde-se, o motorista em causa foi fiscalizado pela Polícia de Segurança Pública pelas 17h00 depois de uma alegada denúncia feita para a esquadra da Póvoa por um dos colegas de trabalho, que temeu pela segurança dos utentes. A polícia interceptou o autocarro e mandou-o parar já entre a Encarnação e Sacavém para efectuar o despiste de alcoolemia ao condutor.
O homem registou uma taxa acima dos 0,2 gramas de álcool por litro de sangue, o limite máximo para condutores de transportes colectivos, mas abaixo dos 0,5 que são exigidos para os restantes condutores de ligeiros. O motorista acabou por ser levado para a esquadra para ser identificado e dar seguimento ao expediente. Os cinco utentes que transportava no momento da fiscalização tiveram de ser recolhidos por outro condutor.

Motorista da Cercipóvoa apanhado com álcool nomeado responsável pelos transportes

Mais Notícias

    A carregar...