uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante
Alojamento local em grande crescimento no concelho de Santarém
João Cavaleiro Ferreira, António Ceia da Silva e Ricardo Gonçalves

Alojamento local em grande crescimento no concelho de Santarém

Presidente do município destaca interesse na construção de dois hotéis na cidade

O número de espaços de turismo rural tem aumento no concelho de Santarém mas o maior aumento tem sido ao nível do alojamento local, onde o número de camas aumentou no último ano 205 por cento (%). Além disso, também há dois agentes económicos interessados em construir hotéis no concelho.
A informação foi dada pelo presidente da Câmara de Santarém, Ricardo Gonçalves (PSD), que participou numa sessão do “Programa Quality”, no âmbito do “Roadshow Nacional de Workshops”, organizado pela Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal (AHRESP), destinado a empresários de Alojamento Local e que decorreu na tarde de quarta-feira, 14 de Março, na Casa do Brasil, em Santarém.
O presidente da Câmara de Santarém refere que nos próximos anos o número de camas vai crescer pois já entraram nos serviços da autarquia vários pedidos para criar novos espaços de alojamento local. “Estamos a perceber que o turismo é o nosso petróleo e temos que aproveitar as oportunidades que estão a surgir. Não tenho dúvidas que o turismo será um dos principais pilares de desenvolvimento em Santarém nos próximos anos”, sublinhou o autarca.
Quem também marcou presença no workshop foi o presidente da Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo (ERTAR), António Ceia da Silva, que destacou o facto do alojamento local ter assumido contornos importantes na economia do país, ressalvando que a legislação não acompanhou esse aumento. Ceia da Silva contou que pertence a um grupo que faz peregrinações a Fátima e também a Santiago de Compostela. O presidente da ERTAR partilhou que o seu grupo está a tentar marcar alojamento em Santarém e que estão a ter dificuldades em conseguir apesar de ainda faltarem dois meses para a peregrinação.
Ceia da Silva explicou que a ERTAR está a implementar os Caminhos do Tejo e os Caminhos de Santiago, que passam pela região, mas que o objectivo é que estes percursos sejam procurados durante todo o ano e não sazonalmente. “Há um novo tipo de caminhante, que em 90 por cento dos casos não dorme nos bombeiros nem nas Misericórdias. Dormem em alojamentos locais e comem em bons restaurantes. É um tipo de turista diferente e a região tem que ter resposta para este tipo de procura”, disse Ceia da Silva.
O presidente da ERTAR frisou que os empresários são muito importantes uma vez que sem eles não há turismo que resista. “Na área do turismo temos que ser excelentes todos os dias, não podemos falhar. Os destinos turísticos não se podem esquecer da qualidade dos serviços porque isso faz toda a diferença na vinda de turistas para o nosso país e também para a nossa região”, concluiu.

Alojamento local em grande crescimento no concelho de Santarém

Mais Notícias

    A carregar...