uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante
Estrada que liga Serra de Santo António a Minde vai ter obras em breve
Moradores de Minde e da Serra de Santo António estiveram em grande número na reunião de câmara

Estrada que liga Serra de Santo António a Minde vai ter obras em breve

A garantia foi deixada pela presidente da Câmara de Alcanena durante a reunião do executivo onde estiveram muitos habitantes das duas freguesias servidas pela via. O trânsito foi proibido na estrada em Janeiro, por razões de segurança, mas os automobilistas continuam a passar lá.

A presidente da Câmara de Alcanena, Fernanda Asseiceira (PS), garantiu que a estrada que liga Serra de Santo António a Minde vai ser arranjada em breve e que as obras devem começar em Abril. O salão nobre dos paços do concelho encheu na tarde de segunda-feira, 19 de Março, com habitantes de Minde e Serra de Santo António que foram à reunião de câmara dizer que a estrada não pode estar encerrada, pois não é mais perigosa do que qualquer outra em mau estado no concelho. Sublinharam que os automobilistas precisam daquela via e que as obras deviam ser imediatas.
Fernanda Asseiceira disse que a decisão de encerrar a estrada ao trânsito, a 8 de Janeiro deste ano, baseou-se em pareceres técnicos que apontavam para a perigosidade extrema da via, com prejuízo da segurança de quem lá passa. Na altura, a presidente da câmara explicou que a estrada ia ser avaliada para se perceber se a intervenção prevista será só ao nível do piso ou se terá de se fazer obras de contenção das barreiras.
Já esta terça-feira, a Câmara de Alcanena emitiu um comunicado onde “reforça a deliberação tomada a 8 de Janeiro de 2018, considerando as informações técnicas que reportam o grau de perigosidade do troço sujeito a corte de trânsito e a informação da Protecção Civil (Bombeiros Voluntários de Minde) que referem a existência regular de acidentes vários no referido troço”.
A autarquia critica o “vandalismo” que tem ocorrido no local, com a destruição das estruturas e sinalética colocadas pelo município, e lamenta “os constrangimentos pessoais e/ou económicos que a situação (provisória) possa causar”, sublinhando que a deliberação tomada tem como principal objectivo “salvaguardar a protecção de pessoas e bens”.
“A Câmara Municipal de Alcanena tinha já assumido o compromisso de reabilitar este troço de estrada no ano 2018, estando a diligenciar todos os procedimentos para que essa intervenção ocorra no mais curto espaço de tempo, prevendo iniciar os trabalhos no mês de Abril de 2018”.
A população não se conforma com os constrangimentos causados pelo encerramento dessa ligação rodoviária, que obriga os utilizadores a fazerem mais alguns quilómetros para se deslocarem entre Minde e a Serra de Santo António. Por isso alguns populares removeram as barreiras que fechavam a estrada, estando a via aberta ao trânsito, ao arrepio da decisão do executivo.

Empresas oferecem ajuda

Ricardo Jorge, da empresa Filstone, de Fátima, onde várias pessoas de Serra e Minde trabalham, foi à reunião de câmara oferecer a ajuda da sua empresa e de outros empresários de pedreiras para fornecer gratuitamente todos os materiais necessários e máquinas, para requalificar a estrada, “já amanhã se a câmara quiser”. O empresário justificou a ajuda pela necessidade de ter aquela via aberta, não só para os habitantes locais mas também para quem usa a estrada para chegar a outras localidades, como São Bento.
Fernanda Asseiceira agradeceu o interesse e acrescentou que todas as decisões que toma são a pensar na segurança e bem-estar da população, pois receia que possa acontecer algum acidente naquela via.

Estrada que liga Serra de Santo António a Minde vai ter obras em breve

Mais Notícias

    A carregar...