uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante
Startup Santarém está lotada dois anos depois da sua criação
Salomé Rafael e Ricardo Gonçalves comemoraram o segundo aniversário da Startup Santarém - foto NERSANT

Startup Santarém está lotada dois anos depois da sua criação

Quarenta empresas ocupam o espaço situado no antigo quartel da Escola Prática de Cavalaria e já está prevista a sua ampliação.

O apoio ao empreendedorismo da NERSANT - Associação Empresarial da Região de Santarém atingiu o seu expoente máximo com a inauguração da Startup Santarém, a 19 de Março de 2016. Dois anos depois a NERSANT e o Município de Santarém, entidade parceira da associação para a concretização deste espaço, verificam que a incubadora está lotada, pretendendo-se para breve a sua expansão.
Na cerimónia de comemoração do segundo aniversário do espaço, situado nas antigas instalações da Escola Prática de Cavalaria de Santarém, a presidente da direcção da NERSANT, Maria Salomé Rafael, e o presidente da Câmara Municipal de Santarém, Ricardo Gonçalves, concordaram no enorme sucesso desta parceria.
No discurso de abertura, Maria Salomé Rafael destacou o facto de os espaços estarem todos ocupados, com cerca de 40 empresas, entre incubação física, incubação virtual e co-work reservado. “Será expectável, conforme já anunciámos anteriormente, poder alargar, com a parceria do município, a Startup Santarém. Esperamos no próximo ano concretizar não só este desejo, mas esta necessidade”, referiu a dirigente da associação empresarial.
Da parte do município, a frutífera parceria é para continuar. “Relevamos o trabalho de apoio ao empreendedorismo que a NERSANT e a Startup Santarém aqui tem firmado. O sucesso desta iniciativa só prova que foi certa a nossa aposta em avançar com a NERSANT para este desafio, que é quem conhece e trabalha a realidade das empresas”, disse o presidente Ricardo Gonçalves, pelo que, para o alargamento da Startup Santarém, a NERSANT “poderá naturalmente voltar a contar com o município”. Ainda no âmbito do apoio ao empreendedorismo, o edil afirmou ainda estar a contar com a NERSANT também para a dinamização de uma nova infraestrutura que deverá nascer em Alcanede.
Da parte da NERSANT falou ainda António Campos que facultou aos presentes alguns dados importantes quanto ao papel da Startup Santarém no apoio ao empreendedorismo da região. O presidente da Comissão Executiva da NERSANT explicou – para que não houvesse dúvidas – que a Startup Santarém foi líder nacional no âmbito do Vale Incubação, tendo sido a entidade nacional a submeter o maior número de candidaturas, que resultou na aprovação de 18 das 98 submetidas a nível nacional.
O presidente da Comissão Executiva da NERSANT elogiou ainda o trabalho da equipa de apoio ao empreendedorismo da NERSANT no apoio aos projectos que chegam “todos os dias” e afirmou ainda que “25% das empresas criadas em Santarém passam pela Startup”. E continuou: “Garanto que as empresas criadas com o apoio desta infraestrutura estão melhor preparadas para as adversidades. Temos estudos que comprovam que as empresas criadas com o nosso apoio são muito mais resistentes. A média nacional de encerramento de empresas após dois anos de actividade é de 50%, enquanto que nas nossas empresas esse valor é de apenas 8%”, referiu.
Logo após a abertura da sessão comemorativa, onde estiveram grande parte das empresas incubadas e ainda outras empresas e entidades convidadas, seguiram-se intervenções dos parceiros da Startup Santarém – CH Business Consulting e Monstros & Ca. – que falaram sobre Economia 4.0 e a importância da Comunicação Digital nas Empresas, respectivamente.

Startup Santarém está lotada dois anos depois da sua criação

Mais Notícias

    A carregar...

    Capas

    Assine O MIRANTE e receba o Jornal em casa
    Clique para fazer o pedido