uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
30 anos do jornal o Mirante
O fim-de-semana de Páscoa é sinónimo de festa em Constância
O presidente da Câmara de Constância, Sérgio Oliveira durante a apresentação do programa das festas do concelho

O fim-de-semana de Páscoa é sinónimo de festa em Constância

Matias Damásio e Cuca Roseta são nomes sonantes do cartaz musical. As ruas floridas, o artesanato, a gastronomia e actividades culturais e desportivas completam um programa que alia o sagrado com o profano.

Edição de 29.03.2018 | Especial Festas de Constância

As Festas do Concelho de Constância, em honra de Nossa Senhora da Boa Viagem, vão ter este ano como grandes atracções do cartaz musical os cantores Matias Damásio e Cuca Roseta. O programa desenrola-se de sábado, 31 de Março, a segunda-feira, 2 de Abril, durante o fim-de-semana da Páscoa.
O presidente da Câmara de Constância, Sérgio Oliveira (PS), referiu que o orçamento da festa para este ano está entre os 100 mil e os 120 mil euros, valor que considerou mais baixo do que em anos anteriores. O autarca sublinhou que isso se deve à forma diferente de contratação e de imputação de despesas adoptado pelo actual executivo. “Rompemos com alguns fornecedores já antigos e procurámos soluções alternativas, que nos permitiram poupar algum dinheiro”, explicou.
Sérgio Oliveira considera que as festas são um investimento mas há a preocupação de “fazer festas boas e baratas”. O autarca diz que a comunidade do concelho foi toda envolvida na organização e acredita que a criatividade da população vai fazer a diferença nesta edição das festas.
O cantor Matias Damásio actua na primeira noite das festas, 31 de Março. A noite seguinte, 1 de Abril, vai contar com a actuação dos The Remember. A fadista Cuca Roseta tem espectáculo marcado para a última noite da festa, 2 de Abril, segunda-feira, feriado municipal.
Está também previsto um espectáculo com Tina Jofre, fadista local já com uma longa carreira, e que o presidente da câmara entende ser um ponto alto das festas, porque a artista é uma filha da terra muito acarinhada.
À semelhança dos anos anteriores, vai haver uma tarde de folclore no domingo, o Grande Prémio da Páscoa em atletismo na manhã de sábado, bem como os também habituais Espaço Jovem, tasquinhas, Mostra Nacional de Artesanato e de Doçaria, tudo num cenário de ruas floridas pelas mãos da população e comunidade escolar, a quem o presidente da câmara agradece o empenhamento.
O programa contempla ainda animação de rua (música, teatro e actividades desportivas), uma exposição sobre a Grande Guerra na antiga cadeia e a habitual procissão em honra de Nossa Senhora da Boa Viagem com a bênção dos barcos e das viaturas na tarde de segunda-feira.
O presidente da câmara destacou que a questão da poluição no rio Tejo não deverá ter influência negativa nas festas e manifestou a esperança de que nessa altura o problema já esteja resolvido ou pelo menos minimizado. Acrescentou que o número de embarcações presentes para a tradicional bênção deve ser semelhante ao dos anos anteriores.
O presidente lembrou ainda que um miniautocarro vai estar disponível todos os dias da festa para transportar as pessoas para o centro histórico da vila. O primeiro-ministro António Costa foi convidado para presidir à inauguração das festas.

O fim-de-semana de Páscoa é sinónimo de festa em Constância

Comentários

Mais Notícias

    A carregar...

    Capas

    Assine O MIRANTE e receba o Jornal em casa
    Clique para fazer o pedido