uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante
Canil de Vila Franca de Xira teve que ser ampliado para recolher 38 cães retirados a idosa
Canil municipal tem capacidade para 120 cães

Canil de Vila Franca de Xira teve que ser ampliado para recolher 38 cães retirados a idosa

Situação já estava sinalizada há algum tempo. Recolha dos animais foi realizada de forma ordeira.

O Canil Municipal de Vila Franca de Xira teve de ser ampliado para poder acolher os 38 cães retirados da casa de uma idosa na quinta-feira, 22 de Março. A situação, denunciada por vizinhos, já estava sinalizada há algum tempo, mas só após a construção dos anexos destinados a acondicionar os animais, foi possível proceder à recolha dos animais, que foi realizada de forma ordeira. A idosa encontra-se internada num lar e os animais estão a ser preparados pelos técnicos do canil municipal para serem colocados para adopção.
Recorde-se que o canil municipal tem capacidade para 120 cães e à data encontrava-se lotado, pelo que as novas obras tiveram que ser planeadas e aprovadas pelo executivo camarário. O facto de grande parte dos animais retirados ser da raça yorkshire, de porte pequeno, ajudou a agilizar o processo de construção, já que os anexos conseguem albergar um maior número de cães. “Ainda a semana passada conseguimos dar quatro cães para a adopção e agora surgem 38, não é fácil”, explica Ana Leonardo, veterinária responsável pelo canil municipal, a O MIRANTE.
Os animais estavam à guarda de uma senhora na casa dos 70 anos que sofria daquilo a que se chama “Síndrome de Noé”, ou seja, recolhia os animais que encontrava na rua de forma a cuidar dos mesmos. A isto ainda se juntava o facto de algumas pessoas irem ter com a idosa para entregar cães que elas próprias encontravam na rua.
Ainda que nenhum apresentasse sinais de maus tratos físicos, os cães, todos com idades compreendidas entre os 2 e os 3 anos, evidenciavam problemas ao nível da falta de higiene, com algumas pulgas, e apresentavam sinais de falta de luz natural. A situação foi alvo de denúncia devido ao mau cheiro e ao ruído causados pelos cães, o que levou à intervenção da autarquia.

Canil de Vila Franca de Xira teve que ser ampliado para recolher 38 cães retirados a idosa

Mais Notícias

    A carregar...

    Capas

    Assine O MIRANTE e receba o Jornal em casa
    Clique para fazer o pedido