uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante
Orçamento Participativo Escolar do Cartaxo já tem vencedores
O presidente da câmara do Cartaxo (à esquerda) entregou o prémio aos vencedores - foto DR

Orçamento Participativo Escolar do Cartaxo já tem vencedores

Escola Básica nº 2 do Cartaxo e Escola Básica de Vale da Pinta ganham primeira edição da iniciativa. Sala digital e reabilitação de espaço exterior foram projectos escolhidos.

Os alunos da Escola Básica nº 2 do Cartaxo, do Agrupamento de Escolas Marcelino Mesquita, inauguraram a Sala Digital e os alunos da Escola Básica de Vale da Pinta, do Agrupamento de Escolas D. Sancho I, de Pontével, receberam um cheque de 2.500 euros para a reabilitação do espaço exterior do estabelecimento de ensino. Estes foram os prémios dos dois projectos vencedores do Orçamento Participativo Escolar (OPE) promovido pela Câmara do Cartaxo. O presidente do município, Pedro Magalhães Ribeiro (PS), entregou os prémios e deu conta que reforçou o investimento municipal neste projecto.
“A câmara municipal é que organiza o Orçamento Participativo Escolar mas o sucesso deve-se inteiramente ao empenhos dos docentes, dos técnicos, dos pais e, obviamente, das crianças cuja participação cívica queremos promover”, referiu aquando da entrega dos prémios. Em 2017 o valor máximo atribuído aos projectos vencedores foi de 2.500 euros. No presente ano lectivo, o município duplica o investimento para dez mil euros, com cada agrupamento a poder executar um projecto até cinco mil euros.
O primeiro OPE decorreu entre Maio e Junho do ano passado em todas as escolas do primeiro ciclo do concelho e envolveu cerca de oito centenas de crianças do primeiro ao quarto ano de escolaridade. Na Escola Básica nº 2 do Cartaxo os alunos passam a contar com um espaço para desenvolver projectos no âmbito das tecnologias da informação, com seis novos computadores, todos com ligação à internet.
Na Escola Básica de Vale da Pinta o projecto de reabilitação do parque infantil e da vedação rústica dos espaços ajardinados, vencedor em 2017, será executado pelo próprio estabelecimento de ensino, pelo que foi entregue o valor na sua totalidade, no máximo que o regulamento atribui a cada agrupamento.
Durante o próximo mês de Abril a área de Educação e Juventude da Câmara do Cartaxo vai apresentar o OPE 2017/2018 em todos os estabelecimentos de ensino do primeiro ciclo.

Orçamento Participativo Escolar do Cartaxo já tem vencedores

Mais Notícias

    A carregar...