uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante
População de Tomar chamada a decidir realização da Festa dos Tabuleiros
Festa dos Tabuleiros realiza-se em Tomar de quatro em quatro anos

População de Tomar chamada a decidir realização da Festa dos Tabuleiros

Como manda a tradição, a população do concelho de Tomar é chamada a decidir, no dia 6 de Abril, numa sessão que vai decorrer nos Paços do Concelho, sobre a realização da tradicional Festa dos Tabuleiros em 2019. Realizada de quatro em quatro anos, a festa só acontece se os munícipes se pronunciarem favoravelmente, numa sessão em que escolhem igualmente o mordomo, referiu a presidente do município, Anabela Freitas (PS), em sessão de câmara.
O mordomo tem a responsabilidade de coordenar vários elementos da festa nomeadamente a construção de centenas de tabuleiros, confecção de flores e outros ornamentos, que vão colorir as ruas de Tomar, e também os cortejos. A autarquia recorda que a Festa dos Tabuleiros é única no mundo e além de consagrada religiosamente ao culto do Espírito Santo tem a sua origem nas ancestrais festividades pagãs relacionadas com os cereais. A última edição, realizada em 2015, foi considerada o melhor evento público realizado em Portugal nesse ano.
Tomar recebeu nesse ano “algumas centenas de milhar de pessoas, em especial no dia do cortejo principal, em que desfilaram mais de cinco centenas de tabuleiros à cabeça das mulheres oriundas de todas as freguesias do concelho, pelas ruas ornamentadas com magníficos enfeites de papel criados pelos próprios moradores”, refere uma nota de imprensa do município.

População de Tomar chamada a decidir realização da Festa dos Tabuleiros

Mais Notícias

    A carregar...