uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante
Ricardo Gonçalves esvazia facção rival e entra na corrida ao PSD de Santarém
Ricardo Gonçalves (sem chapéu) com os vereadores Ricardo Rato, Inês Barroso e Jorge Rodrigues, que figuram entre os seus apoiantes

Ricardo Gonçalves esvazia facção rival e entra na corrida ao PSD de Santarém

Presidente do município candidata-se à liderança da concelhia do partido depois de garantir apoios até há pouco conotados com a ala liderada por José Gandarez, o actual presidente dessa estrutura.

O presidente da Câmara de Santarém, Ricardo Gonçalves, decidiu entrar na corrida pela liderança da estrutura concelhia de Santarém do PSD e anunciou já ter o apoio de alguns militantes conotados com a ala do ainda presidente da concelhia, José Gandarez, que tem sido um dos maiores críticos internos de Ricardo Gonçalves.
A maior surpresa, ou talvez não dado o actual contexto, é a da presença do agora vereador Ricardo Rato como apoiante de Ricardo Gonçalves. Rato, até há pouco líder concelhio da Juventude Social-Democrata (JSD), tem estado do lado de Gandarez e tem habitualmente consigo um número significativo de jovens militantes cujo voto pode ser decisivo nas eleições internas.
Jorge Rodrigues, também eleito vereador do PSD neste mandato e que foi igualmente apoiante de Gandarez nas últimas eleições para a concelhia, é outro dos apoios garantidos por Ricardo Gonçalves. Dos vereadores do PSD, apenas Nuno Serra não figura entre os apoiantes. Serra é presidente da mesa da assembleia de militantes concelhia, devendo manter equidistância no processo, e já anunciou a sua recandidatura à distrital de Santarém do PSD.
João Leite, que foi vice-presidente da actual concelhia até se demitir, Eduardo Gomes, secretário-geral da concelhia, e Diogo Gomes são outros elementos que estão entre os apoiantes de Ricardo Gonçalves, que assim fragiliza o universo de apoiantes de uma eventual candidatura oriunda da actual concelhia.
Entre os apoiantes de Ricardo Gonçalves estão também a vice-presidente da câmara Inês Barroso, a administradora da Águas de Santarém Teresa Ferreira, a directora da empresa municipal Viver Santarém Cristina Santos e alguns elementos da equipa de apoio a Ricardo no município, como Porfírio Dantas, Paulo Santos e Emanuel Campos, ou ainda o actual líder concelhio da JSD, Tiago Vitorino.
Vários presidentes de junta estão também entre os apoios anunciados a Ricardo Gonçalves, como Carlos Marçal (União de Freguesias da Cidade de Santarém), João Neves (Almoster), Rui Ferreira (Abrã), José João Pedro (Póvoa da Isenta), Manuel Joaquim Vieira (Alcanede) e Pedro Rui Branco (Alcanhões).

Ricardo quer pacificar partido
Depois de Susana Pita Soares, também Ricardo Gonçalves entra na corrida tendo como mote a união do partido, nos últimos anos envolvido em guerrilhas internas que chegaram a pôr em causa, inclusivamente, a sua recandidatura à presidência da câmara nas últimas autárquicas. “Não me candidato contra ninguém, mas sim para abrir um novo ciclo, em que a união dentro do PSD de Santarém impere, para que, em conjunto com todos os que têm responsabilidade em órgãos autárquicos, se construa uma social democracia mais forte em Santarém”, escreve o candidato na nota de imprensa onde anuncia a sua candidatura.
Ricardo Gonçalves não esquece a sua condição de autarca e sublinha que os seus olhos “estão, diariamente, apontados para fora do partido, para Santarém”, garantindo que não almeja cargos no partido, nem fora de Santarém.

Ricardo Gonçalves esvazia facção rival e entra na corrida ao PSD de Santarém

Mais Notícias

    A carregar...