uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante
Dez queixas por cartões de crédito extraviados em Salvaterra de Magos
António Santos é um dos lesados

Dez queixas por cartões de crédito extraviados em Salvaterra de Magos

Há registo de levantamentos de milhares de euros que estão a ser investigados pela GNR. Pelo menos dez cartões de crédito da Universo foram pedidos e nunca chegaram às mãos de quem os solicitou. Os cartões seguiram via CTT mas foram extraviados e andam a ser utilizados por terceiros.

Pelo menos uma dezena de habitantes de Salvaterra de Magos não sabe do paradeiro dos seus cartões de crédito da Universo. Alguém se apropriou dos cartões e anda a fazer levantamentos de milhares de euros em Benavente, Alenquer, Cartaxo e Azambuja. Os lesados apresentaram queixa e a investigação foi entregue ao Núcleo de Investigação Criminal do Destacamento de Coruche da GNR. A GNR confirma a existência de dez queixas.
O pedido dos cartões foi efectuado, pelo menos num caso por telefone, à Universo, entidade associada ao grupo Sonae. Passados 20 dias úteis, os titulares deveriam ter recebido uma carta com o contrato e, dias depois, uma outra com o procedimento de activação do cartão, o que não se verificou em nenhum dos casos. Segundo O MIRANTE aporou já foram usados milhares de euros dos cartões.
O MIRANTE falou com António Santos, um dos lesados, que fez o pedido de cartão à Universo, por telefone, no dia 31 de Janeiro. “No dia 28 de Março recebi uma mensagem da Universo a informar-me que iriam ser debitados da minha conta 61,75 euros. Intrigado com a mensagem, liguei para a linha de apoio e disseram-me que já tinham sido feitos levantamentos na ordem dos 1253 euros com o meu cartão Universo”, explicou a O MIRANTE. António Santos comunicou de imediato à entidade que nunca chegou a ter o cartão em sua posse e pediu a sua anulação. Até à data ainda não teve a confirmação do pedido de cancelamento.
No caso de António Santos, quem extraviou as cartas que continham o seu cartão de crédito e procedimento de activação também se apropriou de uma terceira correspondência. Tratava-se de uma carta de facturação de electricidade. Isto porque para o burlão conseguir activar o cartão Universo precisava de introduzir o número de identificação fiscal, que vem enumerado em facturas para pagamento de contas.
Para além da queixa apresentada na GNR de Benavente, António Santos fez reclamação por escrito aos CTT e expôs a situação ao conselho jurídico da Universo. Até à data de fecho desta edição de
O MIRANTE, o lesado ainda não obteve qualquer resposta por parte dos CTT, nem do conselho jurídico da Universo.
O MIRANTE contactou o Gabinete de Imprensa dos CTT para saber se a empresa tinha conhecimento do assunto e se tinha forma de garantir que a correspondência tinha chegado à caixa do correio do destinatário. Até ao fecho desta edição não obtivemos qualquer resposta.

Dez queixas por cartões de crédito extraviados em Salvaterra de Magos

Mais Notícias

    A carregar...