uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante

Ponte Rainha D. Amélia já reabriu ao trânsito

As obras de reparação dos aparelhos de apoio do tabuleiro da Ponte Rainha D. Amélia, que liga as localidades de Muge (concelho de Salvaterra de Magos) a Porto de Muge (concelho do Cartaxo), já terminaram. A intervenção, que teve início no dia 16 de Abril, obrigou à interdição de circulação rodoviária durante o período nocturno. Os municípios de Salvaterra de Magos e Cartaxo informam, em nota de imprensa, que os trabalhos vão continuar mas sem necessidade de interdição da circulação automóvel. A circulação automóvel reabriu no dia 20 de Abril e continua limitada a veículos ligeiros – até 3,5 toneladas - e a uma velocidade máxima de 30km/h.
Em Fevereiro deste ano os municípios de Salvaterra de Magos e Cartaxo mostravam-se preocupados com as fundações dos pilares da Ponte Rainha D. Amélia. O presidente do município de Salvaterra, Hélder Esménio (PS), aproveitou a reunião com responsáveis da Infraestruturas de Portugal (IP) para manifestar a sua preocupação com essa situação, tendo por base o último relatório da Agência Portuguesa do Ambiente (APA).
Nesse relatório da APA refere-se que a “não retirada da plataforma de trabalho da construção da ponte ferroviária funciona como um esporão que origina vórtices, responsáveis pela formação da fossa de erosão encontrada, assim como o levantamento batimétrico mandado realizar pela Câmara do Cartaxo, que refere o desassoreamento do leito do rio imediatamente a jusante dos pilares com a existência de fundões e a excessiva erosão em torno dos mesmo”, explicou Hélder Esménio.
A responsabilidade para a execução da conservação e manutenção desta ponte é de ambos os municípios.

Mais Notícias

    A carregar...