uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante
Grutas de Lapas já têm Centro de Interpretação
Grutas estão situadas debaixo das casas da aldeia

Grutas de Lapas já têm Centro de Interpretação

O Centro de Interpretação das Grutas de Lapas, no concelho de Torres Novas, foi inaugurado no dia 22 de Abril. A cerimónia juntou a população da localidade, orgulhosa do património natural que ajuda a preservar e que faz de Lapas uma aldeia única na região por ter as suas casas construídas sobre as grutas.
O presidente da União de Freguesias de Lapas, Ribeira Branca e São Pedro, Júlio Clérigo, destacou o exemplo da cultura de um povo que sabe estimar e preservar o que tem de melhor, contribuindo assim para o enriquecimento do património cultural do concelho de Torres Novas, da região e do país.
O autarca adiantou a O MIRANTE que o ano passado passaram pelas grutas cerca de duas mil pessoas, mas agora com este centro conta atrair muitas mais. “Já tenho contactos de grupos nacionais e internacionais para virem a Lapas visitar as grutas e tudo o mais que temos para mostrar”, disse.
Pedro Ferreira, presidente da Câmara de Torres Novas, considerou que estão agora reunidas as melhores condições para a visitação das grutas. “Com um investimento de cerca de 100 mil euros, através de uma candidatura europeia, foi possível potenciar mais um ponto de grande atracção de visitantes para o concelho”, disse.
Depois da inauguração do Centro de Interpretação das Grutas de Lapas, abrilhantada pela música da SMUT - Sociedade Musical União e Trabalho de Lapas, houve lugar para a apresentação do livro “As Grutas de Lapas”, de João Paulo Fernandes. A edição do Município de Torres Novas, cujo autor é geólogo na câmara, é um ensaio sobre a aldeia de Lapas e os abrigos escavados em tufos calcários dos terraços quaternários do rio Almonda.

Grutas de Lapas já têm Centro de Interpretação

Mais Notícias

    A carregar...