uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante
Maria da Luz Rosinha homenageada pela sua sagacidade e dedicação ao próximo
Autarcas, estudantes e ministro da educação homenagearam Maria da Luz Rosinha

Maria da Luz Rosinha homenageada pela sua sagacidade e dedicação ao próximo

Auditório da Escola Pedro Jacques Magalhães, em Alverca, foi baptizado com o nome da ex-presidente da Câmara de Vila Franca de Xira. Uma homenagem à ex-autarca e deputada socialista que contou, entre outros, com a presença de Eunice Muñoz e do ministro da Educação, Tiago Brandão Rodrigues.

Preserverança, sagacidade, dedicação e espírito de missão. Estas foram algumas das qualidades enumeradas por quem conhece a forma de estar na vida e na política de Maria da Luz Rosinha, ex-presidente da Câmara de Vila Franca de Xira e actual deputada do PS na Assembleia da República.
A ex-autarca foi homenageada na tarde de 18 de Abril, na escola sede do Agrupamento de Escolas Pedro Jacques de Magalhães, em Alverca, onde o auditório do estabelecimento de ensino passou a ter o nome da deputada vilafranquense. A cerimónia contou com a presença, entre outros, da actriz Eunice Muñoz – que declamou um poema de Natália Correia - e do ministro da Educação, Tiago Brandão Rodrigues.
A ex-autarca emocionou-se em diversos momentos e confessou que a cerimónia a encheu de felicidade. “Acredito mesmo em tudo o que faço e em todas as relações que estabeleço. Costumo dizer que estive presidente durante 16 anos e não que fui presidente. E não fiz nada sozinha. Estive sempre rodeada de pessoas capazes. O país ainda precisa de muita coisa que vamos ser capazes de alcançar. Mas sempre juntos, nunca sozinhos”, afirmou.
O ministro da Educação elogiou a deputada considerando-a uma cidadã “altamente”, uma pessoa plena e amiga. “As pessoas deste concelho são umas afortunadas por terem uma pessoa como a Maria da Luz a representá-las. É uma pessoa com um grande amor à terra e que pauta o seu trabalho diário por princípios que defende. Não perdemos ainda a capacidade de nos surpreendermos com a sua força”, elogiou. O governante confessou que Rosinha nunca lhe dá descanso, estando sempre “a avisar para o que não vai bem” porque “nunca perde o filtro” do que é “realmente importante”.
No auditório estiveram perto de duas dezenas de pessoas, que trabalharam ou convivem directamente com Maria da Luz Rosinha. Na fila da frente esteve Alberto Mesquita, actual presidente do município e que foi, durante mais de uma década o seu vice-presidente. “Como presidente de câmara foi uma mulher notável, com um grande espírito de missão e sempre capaz de ir muito além do que eram as suas competências para resolver os assuntos. O grande trabalho que ela nos deixou é para continuar”, garantiu.
A direcção do agrupamento de escolas justificou a homenagem com a forma “carinhosa” e “interessada” com que Maria da Luz Rosinha se tem relacionado com aquela escola e os seus alunos. “Na iniciativa Parlamento dos Jovens ela foi a única deputada a acompanhar e estar próximo dos nossos alunos”, notou Ana Cristina Pereira.
A cerimónia contou também com três momentos musicais, dois por parte de alunos do Conservatório Regional Silva Marques de Alhandra e outro pela tuna da Escola Pedro Jacques de Magalhães.

Maria da Luz Rosinha homenageada pela sua sagacidade e dedicação ao próximo

Mais Notícias

    A carregar...