uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante
Complicação mais frequente da cirurgia de catarata
Eduardo Lopes

Complicação mais frequente da cirurgia de catarata

Actualmente são poucas as complicações da cirurgia de catarata. Segundo a sociedade americana de catarata e cirurgia refractiva, três milhões de americanos são sujeitos a cirurgia de catarata com um sucesso global de 98% ou mais.
A complicação mais comum desta cirurgia é a opacificação da cápsula posterior. Embora algumas pessoas a apelidem de catarata secundária, ela realmente não é uma catarata.
Durante a cirurgia é removida a catarata e é substituída por uma lente intra-ocular. Grande parte da membrana transparente que circunda a lente natural (chamada cápsula da lente) é deixada intacta durante a cirurgia e a lente intra-ocular é implantada dentro dela.
Em cerca de 20% dos doentes a parte posterior da cápsula torna-se turva algum tempo após a recuperação da cirurgia ou até meses mais tarde, causando a opacificação da cápsula posterior. Esta ocorre porque as células epiteliais remanescentes após a cirurgia cresceram na cápsula.
A situação é tratada por laser yag, processo indolor e eficaz que leva apenas alguns minutos. O doente pode relatar, após o procedimento, uma sensação de ver moscas voando mas tal desaparece em algumas semanas.
*Médico Oftalmologista / Clínica Climeco

Complicação mais frequente da cirurgia de catarata

Mais Notícias

    A carregar...