uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante
“Temos a missão de atrair mais jovens com vontade de inovar”
A Secretária de Estado do Turismo (à esquerda) marcou presença no 11º aniversário da AMVP - foto DR

“Temos a missão de atrair mais jovens com vontade de inovar”

Presidente da Câmara do Cartaxo lançou desafio durante sessão do 11º aniversário da Associação dos Municípios Portugueses do Vinho

“Grande parte desta área é território rural, que tem potencialidades extraordinárias. Temos factores de diferenciação que nos dão potencial de desenvolvimento. Por isso temos em mão uma grande missão, desenvolver os territórios, e com isso atrair população mais jovem, com vontade de inovar e abraçar novos desafios”, referiu o presidente da Câmara do Cartaxo, Pedro Magalhães Ribeiro (PS), durante a abertura de cerimónia do 11º aniversário da Associação dos Municípios Portugueses do Vinho (ANMP), da qual também é presidente.
A sessão decorreu no dia 30 de Abril, inserida em mais uma edição da Festa do Vinho e Chocolate que decorreu no Centro Cultural do Cartaxo, tendo o autarca sublinhado que “o vinho e a gastronomia continuam a ser os principais factores para trazer turistas ao nosso país”.
Pedro Ribeiro enalteceu “o extraordinário trabalho” desenvolvido pelas autarquias, juntamente com os produtores e operadores de turismo, na afirmação do vinho e dos territórios e na afirmação da própria associação que hoje representa mais de três milhões de portugueses, abarcando cerca de um terço do território nacional.
Distinguida com o prémio Personalidade do Ano, a secretária de Estado do Turismo, Ana Mendes Godinho, afirmou que “o turismo não existiria hoje se não houvesse vinho, que é o grande embaixador de marca no mundo e grande factor de atracção: 2,5 milhões de turistas vêm a Portugal atraídos pelo enoturismo e 80 por cento (%) dos que nos visitam dizem que vão voltar pela gastronomia e pelos nossos vinhos”, referiu a governante.
Convidado a subir ao palco no momento da homenagem a Vasco d’Avillez, o secretário de Estado da Agricultura, Miguel Honrado, afirmou que “a AMPV tem feito um excelente trabalho na promoção do vinho e, sobretudo, na promoção dos territórios que compõem o país”. Enalteceu também “o trabalho notável dos vitivinicultores, enólogos e empresários que têm contribuído para uma afirmação cada vez maior do sector, um sector que é diferente e de grande valor, que regista um crescimento médio anual de 8% nas exportações”.

Associação distribuiu prémios
Além da homenagem a Vasco d’Avillez, a AMPV distinguiu com os Prémios Prestígio: Ana Sofia Fonseca, realizadora do filme “Setembro a Vida Inteira” (Categoria Revelação); Iter Vitis – Os Caminhos da Vinha na Europa (Cateforia Enoturismo); Museu do Alvarinho de Monção (Categoria Museus do Vinho): O prémio Entidade do Ano foi entregue à ViniPortugal. A AMPV homenageou, a título póstumo, Carlos Silva e Sousa, que faleceu em Fevereiro deste ano quando ocupava o cargo de presidente da Câmara Municipal de Albufeira (Algarve).

“Temos a missão de atrair mais jovens com vontade de inovar”

Mais Notícias

    A carregar...