uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
30 anos do jornal o Mirante
Workshop Get Innovation mostrou necessidade de novas profissões
Evento encheu auditório da Escola Superior de Gestão e Tecnologia de Santarém - foto NERSANT

Workshop Get Innovation mostrou necessidade de novas profissões

Sessão foi promovida pela NERSANT e pelo Instituto Politécnico de Santarém

Edição de 10.05.2018 | Economia

A NERSANT - Associação Empresarial da Região de Santarém e o Instituto Politécnico de Santarém (IPS) estão a dinamizar o projecto Get Innovation que aproxima a nova realidade da indústria 4.0 das organizações. Na sequência do projecto, realizou-se na Escola Superior de Gestão e Tecnologia de Santarém (ESGTS), no dia 2 de Maio, uma sessão sobre Internet e Segurança de Dados onde foram dissecados os desafios e oportunidades do tema, bem como o futuro do trabalho, com a extinção de algumas profissões e a criação de outras.
Inovação, tecnologia, cloud, cibersegurança, big data, robotização, digitalização e cientistas dos dados apresentam-se como parte do léxico corrente e emergente das empresas da actualidade, trazendo os mesmos desafios e oportunidades a serem explorados.
O evento começou precisamente pela apresentação do projecto e seu plano de actividades por parte da NERSANT, seguindo-se a intervenção de Filipe Madeira, professor da ESGTS, que explanou o conceito de IoT (Internet of Things) como sendo “um conjunto de equipamentos aos quais damos a capacidade de interagir com a Internet”, podendo os mesmos ser, por exemplo, sensores de áreas tão distintas como a Medicina e a Indústria. No que toca aos big data, “são um conjunto gigantesco de dados que podem aferir padrões, tendências, etc.” que, adicionando equipamentos e sensores “tornam esses dados ainda maiores”.
O interveniente seguinte foi Gonçalo Lobo Xavier, do CESE - Comité Económico e Social Europeu que apresentou o futuro do trabalho e como as profissões se vão adaptar, evoluir e reconstruir. “Muitas profissões vão deixar de existir mas há a oportunidade de criar outras”, disse, complementando que está em curso uma mudança organizacional com “a robotização e digitalização de processos” e aceitar que milhares de empregos vão desaparecer mas que novas profissões vão nascer.
João Orvalho, professor do Politécnico de Coimbra, apresentou aos participantes a “IoT Industrial mais seguro com Fog Computing” com cerne no tratamento de dados desde a origem até à cloud. “Fog Computing é um nível intermédio que garante um trabalho com baixa latência que cuida centenas de equipamentos, com noção de contexto, proximidade e interacção em tempo real” e uma rede que armazena e controla dados. Este nível de armazenamento de dados apresenta a mais-valia da proximidade, de estar junto a quem fabrica, “ao chão de fábrica e aos equipamentos”, respondendo em tempo real e com valores confiáveis.
O workshop foi realizado ao abrigo do Get Innovation, programa que pretende preparar os sistemas organizacionais e produtivos do tecido empresarial da região da Lezíria do Tejo para os princípios da Indústria 4.0., promovendo o desenvolvimento de soluções tecnológicas inovadoras e associando-se ao conceito de “fábrica inteligente”. Este projecto conta com o apoio do Programa Operacional Regional - Alentejo 2020.

Workshop Get Innovation mostrou necessidade de novas profissões

Comentários

Mais Notícias

    A carregar...