uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante
Feira das Tertúlias trouxe Vila Franca de Xira às ruas para celebrar a festa brava
Primeira edição da feira das tertúlias tauromáquicas foi um sucesso

Feira das Tertúlias trouxe Vila Franca de Xira às ruas para celebrar a festa brava

Durante o último fim-de-semana as tertúlias do concelho mostraram que sabem receber e realizaram um evento como há muito não se via em Maio na cidade. O balanço é positivo e muitos já querem que o evento se torne uma tradição anual.

A primeira feira das tertúlias tauromáquicas do concelho de Vila Franca de Xira, que se realizou no fim-de-semana de 5 e 6 de Maio junto à praça de toiros da cidade, foi considerada um sucesso e já há quem peça para que se torne numa tradição de Maio para os anos vindouros.
Centenas de aficionados e tertulianos acorreram ao local para, entre outras actividades, conhecerem a história de outras tertúlias, trocar experiências e assistir à largada de um toiro no Largo 5 de Outubro. “É uma espécie de estágio para o Colete Encarnado e deviam fazer já disto uma tradição porque é bom ver a cidade a sair à rua”, defende a O MIRANTE João Monteiro, um dos tertulianos presentes no dia da abertura da feira. A sua opinião é comungada por muitos que participaram.
Nelson Lima, presidente da Associação das Tertúlias Tauromáquicas, entidade que organizou o evento em parceria com a câmara municipal, diz que se tratou de um “sonho tornado realidade” e a expectativa é que no futuro se possa repetir. “O nosso objectivo é que as pessoas saiam à rua e venham conhecer as tertúlias e manter vivo o espírito da festa brava. Em tempos o mês de Maio era importante para Vila Franca de Xira, tínhamos as feiras de gado e do cavalo, eram marcos. Não temos a ambição de criar uma feira dessas mas sim criar um evento que se enquadre neste mês e seja digno. E a feira é uma grande aposta”, explica.
No antigo espaço do “redondel” na praça de toiros Palha Blanco, onde a feira foi realizada, foi também inaugurada pelo presidente do município, Alberto Mesquita, uma mostra do espólio de várias tertúlias do concelho na manhã de 5 de Maio. O autarca notou a importância do evento para a cultura taurina do concelho e a preservação dos valores identitários da festa brava.
Para além de dar a conhecer a diversidade e valor patrimonial do espólio existente nas tertúlias, a iniciativa incluiu também a realização de uma novilhada com entrada livre, colóquio e momentos musicais, bem como a Corrida de Toiros das Tertúlias.
Com uma programação diversificada, onde as vertentes gastronómica, musical e lúdica não foram esquecidas, a expectativa da organização é de que a feira “suscite um interesse alargado das populações pela actividade destas tertúlias, enquanto elementos únicos e identificativos da cultura tauromáquica” vilafranquense.

Feira das Tertúlias trouxe Vila Franca de Xira às ruas para celebrar a festa brava

Mais Notícias

    A carregar...