uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante

Semana Académica do Politécnico de Tomar sem garraiada

À semelhança do que aconteceu na Queima das Fitas em Coimbra, a garraiada foi retirada mais uma vez do programa da Semana Académica do Instituto Politécnico de Tomar (IPT).
A União Associativa de Estudantes do IPT explica que a decisão foi tomada em prol da defesa dos animais que poderiam estar envolvidos no evento, assim como todos os problemas logísticos que envolvem a organização do mesmo.
De acordo com o Regulamento do Espectáculo Tauromáquico, uma garraiada é uma tourada com um garraio (touro jovem) na qual intervêm cavaleiros tauromáquicos não profissionais (amadores / praticantes) e grupos de forcados universitários, embora possa incluir, ainda assim, o uso de farpas. Algo que, como garante a organização dos festejos académicos, não acontece no IPT, onde se trata apenas de “uma brincadeira de estudantes”, durante a qual a vaca não é agredida. “O máximo que acontece é haver pessoas a puxar a cauda ao animal”.
Este ano, não foi ainda realizado o habitual rali das tascas por não ter havido um número mínimo de inscrições. A Semana Académica do IPT decorreu entre 1 e 6 de Maio numa organização da União Associativa de Estudantes do IPT.

Mais Notícias

    A carregar...