uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante

Encontro de antigos colaboradores do RCE-Rádio no Entroncamento a 31 de Maio

Fundadores e colaboradores da antiga rádio pirata “Rádio Clube do Entroncamento”, surgida em Abril de 1984, e que depois da atribuição de frequências adoptou a designação RCE-Rádio, vão reunir-se num almoço de convívio no dia 31 de Maio, feriado, na Quinta das 3 Ribeiras, no Entroncamento. As confirmações de presença devem ser comunicadas até dia 23, através dos telemóveis 963 042 330 (Arnaldo Lopes) ou 939 766 207 (João Graça ‘Saruga’).
O Rádio Clube do Entroncamento resultou da iniciativa de um grupo de amigos daquela localidade, que incluía dois estudantes da Faculdade de Letras de Lisboa, um dos quais rádio amador, um electricista, já falecido, também apaixonado pelo rádio amadorismo (foi ele que construiu o primeiro emissor), um ferroviário e melómano e um estudante do curso de Comunicação Social da Universidade Nova de Lisboa. A primeira emissão foi feita a partir de um apartamento localizado por cima da Caixa Geral de Depósitos, na noite de 30 de Abril de 1984.
Na altura as emissões de rádio eram ilegais o que fez com que as primeiras emissões, com duração de uma ou duas horas, algumas delas gravadas, fossem difundidas a partir dos mais variados locais, havendo um anúncio prévio feito normalmente por avisos distribuídos pela cidade.
Ao grupo inicial foram-se juntando outros entusiastas e, segundo os organizadores do encontro, o levantamento de antigos colaboradores feito para o almoço, identificou cerca de duas centenas de pessoas, que ao longo dos anos fizeram da rádio o seu passatempo, realizando programas sobre os mais diversos temas e com difusão dos mais diversos tipos de música ou trabalhando voluntariamente como locutores, entrevistadores, técnicos e noticiaristas.
Com a legalização das rádios locais, e a atribuição de alvarás a partir de 1989, o Rádio Clube do Entroncamento constitui-se como cooperativa e adopta a designação de RCE-Rádio, passando mais tarde Rádio Cultura e Espectáculo, nome com que ainda emite, utilizando a frequência inicialmente atribuída ao concelho da Golegã.
Fernando de Carvalho

Mais Notícias

    A carregar...

    Capas

    Assine O MIRANTE e receba o Jornal em casa
    Clique para fazer o pedido