uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante
Teleassistência vai tirar muitos idosos dos lares
Ministro Vieira da Silva marcou presença no evento organizado pela Misericordia de Santarém

Teleassistência vai tirar muitos idosos dos lares

Provedor da Misericórdia de Santarém diz que instituições têm que se modernizar para responder às novas necessidades dos utentes.

“As pessoas que hoje têm mais de 65 anos assistiram e fizeram parte de uma grande transformação a nível mundial e também elas utilizam novas tecnologias como o telefone ou o ipad. Por isso as respostas sociais têm que ser cada vez mais apelativas para as pessoas e as instituições têm que possuir estas ferramentas para disponibilizar aos seus utentes”.
A opinião é do provedor da Santa Casa da Misericórdia de Santarém, Mário Rebelo, durante a sessão de abertura da oitava edição do Ciclo de Conferências em Economia Social, intitulado “Mudar para Adequar”, organizado pela Misericórdia de Santarém. O evento decorreu na quarta-feira, 9 de Maio, no Teatro Sá da Bandeira, em Santarém, e contou com a presença do ministro do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, Vieira da Silva.
Mário Rebelo afirmou que o caminho é cada vez mais o de as pessoas mais velhas e que não necessitem de maiores cuidados ficarem nas suas casas, com todas as condições de conforto e qualidade de vida, e terem acesso a teleassistência. “O envelhecimento da população constitui um desafio à capacidade das organizações das áreas de Economia Social”, referiu o provedor.
O ministro da Segurança Social referiu que entre 2015 e 2080 Portugal perderá população. Dos actuais 10,3 milhões estima-se que passe para 7,5 milhões de pessoas, ficando abaixo do limiar de dez milhões em 2031; o número de jovens diminuirá de 1,5 para 0,9 milhões e o número de idosos passará de 2,1 milhões para 2,8 milhões de pessoas; e a população em idade activa diminuirá de 6,7 para 3,8 milhões. “Se nada mudar nas políticas do país estas são as projecções para as próximas décadas”, sublinhou Vieira da Silva.
O governante concluiu a sua intervenção dizendo que algumas das prioridades até 2022 é reconhecer o potencial da pessoa idosa e encorajar o envelhecimento activo e a capacidade de permanecer no mercado de trabalho. “Realizar o potencial de vivermos mais tempo é inspirador. Devemos olhar numa óptica de acrescentar vida aos anos que a vida nos acrescenta”, finalizou.

Teleassistência vai tirar muitos idosos dos lares

Mais Notícias

    A carregar...

    Capas

    Assine O MIRANTE e receba o Jornal em casa
    Clique para fazer o pedido