uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante
Festival do Arroz Carolino é a “afirmação de um produto de excelência”
O presidente da câmara de Benavente, Carlos Coutinho, durante a inauguração do certame

Festival do Arroz Carolino é a “afirmação de um produto de excelência”

Evento promovido pela Câmara de Benavente pretende ser uma mais-valia para o turismo gastronómico na região.

A segunda edição do festival do Arroz Carolino das Lezírias Ribatejanas decorreu de 18 a 20 de Maio, no parque ribeirinho de Benavente e fez sucesso desde o primeiro dia. O arroz carolino foi o rei da festa, que juntou vários milhares de visitantes.
“Em boa hora o município de Benavente tomou a iniciativa de promover um produto de excelência do concelho que traz um grande desenvolvimento aos nossos agricultores, restaurantes e atrai, como está comprovado, muito mais turismo gastronómico”. As palavras são de António Madaleno, presidente do conselho de administração da Orivárzea, durante a inauguração do festival, que decorreu a 18 de Maio.
Elogios vieram também da parte de Joaquim Cabeça, director da Benagro - Cooperativa Agrícola de Benavente, que deu os parabéns à autarquia por esta segunda edição do festival, “que se diferencia pela positiva, promovendo o produto de uma região de excelência”. O director da Benagro referiu ainda que o parque ribeirinho foi o “local ideal para realizar este evento”. No ano anterior o mesmo evento realizou-se em Samora Correia.
Sobre a escolha do local, o presidente da Câmara de Benavente, Carlos Coutinho (CDU), explicou que quando pensaram o festival entenderam que “deveria ter periodicidade anual e que deveria ter localização alternada entre Benavente e Samora Correia”, lembrando que esta última tem mais de 60 por cento da população do concelho.
“Durante muito tempo, Benavente esteve de costas voltadas para o rio Sorraia, agora quisemos mostrar a quem nos visita a excelência deste espaço”, referiu o autarca. Para Carlos Coutinho o Festival do Arroz Carolino não se trata de um festival de música, mas de uma “afirmação de um produto de excelência da lezíria ribatejana” e de “elevar o orgulho das gentes da terra”.

Arroz para todos os gostos

O evento contou com uma praça com três cozinhas e vários cozinheiros profissionais da ACPP - Associação de Cozinheiros Profissionais de Portugal, comandados pelo chef Gil Mourão. Durante os três dias do certame prepararam várias receitas onde o arroz carolino das lezírias ribatejanas assumiu o protagonismo. Arroz doce, arroz de bacalhau com coentros e arroz de beringela com carne de toiro bravo foram algumas das receitas apresentadas.

Festival do Arroz Carolino é a “afirmação de um produto de excelência”

Mais Notícias

    A carregar...