uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante
OGMA entrega a 1500.ª unidade do Pilatus PC-12 e consolida aposta nas aeroestruturas
Foto DR

OGMA entrega a 1500.ª unidade do Pilatus PC-12 e consolida aposta nas aeroestruturas

O Pilatus PC-12 é a aeronave turboélice monomotor mais vendida na sua categoria

A OGMA – Indústria Aeronáutica de Portugal, S.A. entregou à Pilatus Aircraft Ltd a 1500.ª unidade do Pilatus PC-12, aeronave fabricada e montada nas instalações de Alverca desde 1994. No ano em que comemora o centenário da sua fundação a OGMA reforça a relação de quase 25 anos com a fabricante aeronáutica suíça e consolida a sua aposta na área de negócio das aeroestruturas.
A sessão, que assinalou a entrega simbólica da unidade 1500 à Pilatus, realizou-se a 23 de Maio e foi presidida pelo ministro da Economia, Manuel Caldeira Cabral. Contou ainda com a presença do presidente e CEO da OGMA, Marco Tulio Pellegrini, do vice-presidente da Pilatus Aircrat Ltd, Ignaz Gretener, e do presidente da Câmara Municipal de Vila Franca de Xira, Alberto Mesquita.
Constituindo um fornecedor de primeira ordem (tier 1) da Pilatus, a OGMA tem uma equipa com mais de 230 colaboradores dedicados a este programa aeronáutico, de áreas distintas como produção, qualidade, engenharia, planeamento e comercial. Nas instalações em Alverca são fabricadas peças de compósito e é levada a cabo a montagem da fuselagem, asas, portas de carga e de passageiros, flaps, ailerons, rudder e cablagens. A aeronave segue por via terrestre para as instalações da Pilatus, na Suíça, onde é feita a montagem final do Pilatus PC-12.
Para o presidente e CEO da OGMA, Marco Tulio Pellegrini, “a entrega da 1500.ª unidade do Pilatus PC-12 é um marco histórico para a OGMA, que demonstra a capacidade e a competência da empresa para responder aos mais exigentes desafios do mundo aeronáutico. É também uma boa notícia para a aeronáutica portuguesa, pois demonstra que Portugal tem talento e conhecimento para trabalhar em parceria com os maiores fabricantes mundiais”. “A relação entre a OGMA e a Pilatus tem praticamente 25 anos e tem sido uma relação de parceria, de confiança e com resultados. É uma parceria de sucesso, que desejamos que perdure no futuro”, conclui Marco Tulio Pellegrini.
“Após uma avaliação minuciosa de vários potenciais fornecedores no início da década de 1990 a OGMA foi seleccionada como primeiro fornecedor de aeroestruturas para o então novo programa aeronáutico PC-12. Embora actualmente o programa conte com outros fornecedores, a OGMA sempre foi um parceiro muito forte e competente no programa PC-12 até hoje. Apreciamos bastante o contributo dado pela OGMA para o sucesso do PC-12”, afirma o vice-presidente de General Aviation da Pilatus.
O Pilatus PC-12 é a aeronave turboélice monomotor mais vendida na sua categoria. Caracterizando-se pela sua utilização versátil, o Pilatus PC-12 é uma aeronave que pode assumir várias configurações, do transporte executivo com capacidade para nove passageiros à vigilância aérea e ao serviço de ambulância, passando pelo transporte de carga.
Com mais de 30 anos de experiência no mercado das aeroestruturas a OGMA participa de forma activa em alguns dos principais programas aeronáuticos de referência, desenvolvidos pelos maiores fabricantes mundiais da indústria aeronáutica. A OGMA é, actualmente, um dos maiores fornecedores de soluções integradas para OEMs e de fornecedores de primeira linha.

OGMA entrega a 1500.ª unidade do Pilatus PC-12 e consolida aposta nas aeroestruturas

Mais Notícias

    A carregar...