uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
30 anos do jornal o Mirante

Câmara de VFX investe 100 mil euros na desmatação de terrenos

Edição de 31.05.2018 | Sociedade

O presidente da Câmara de Vila Franca de Xira, Alberto Mesquita (PS), acompanhou na manhã de sexta-feira, 25 de Maio, as acções de prevenção contra incêndios florestais que estão a ser realizadas pelo município. “Estamos a fazer os possíveis para termos um território o mais limpo possível, para ir ao encontro daquilo que foi estabelecido pelo Governo, em termos de lei”, disse o autarca a O MIRANTE, enquanto assistia à desmatação da área junto ao Bairro da Mata, no Sobralinho.
No território florestal, com cerca de 1 milhão e 300 mil metros quadrados, encontram-se a operar três empresas, divididas pelas três áreas identificadas pelo município como sendo prioritárias. Estas acções representam um investimento de 100 mil euros, que “não estava previsto no orçamento”, referiu Alberto Mesquita.
Apesar do esforço “árduo” por parte da autarquia, Alberto Mesquita entende que “uma das lições que temos de tirar das tragédias dos fogos do ano passado é que tem de haver uma cultura de toda a sociedade para que efectivamente os espaços florestais sejam limpos, em tempo oportuno”.
Interrogado sobre a limpeza de terrenos privados o presidente da câmara disse que a autarquia tem promovido acções de fiscalização para identificar os terrenos privados que precisam de ser desmatados. “As pessoas são notificadas por duas vezes e caso não cumpram é solicitada a intervenção de forças de segurança (GNR e PSP)”.
A câmara também está a intervir em áreas de terrenos privados fazendo a desmatação e limpeza, coercivamente. Caso os proprietários de terrenos não tenham condições económicas para assumir os custos a câmara realiza “uma análise social e assume esse trabalho por completo”, caso se prove que não há efectivamente meios financeiros para o fazer cumprir.

Comentários

Mais Notícias

    A carregar...