uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante
Ciclovia e passeio ribeirinho de Alverca construídos faseadamente
Presidente da Câmara de Vila Franca de Xira, refere que projecto não vai ter apoio de fundos comunitários

Ciclovia e passeio ribeirinho de Alverca construídos faseadamente

Investimento de vários milhões de euros será totalmente municipal. Estudo prévio do parque está a ser finalizado para ser apresentado à Força Aérea Portuguesa, que tem o domínio sobre os terrenos à beira-rio.

Um projecto “muito ambicioso”, caro e a ser construído por fases em diferentes momentos. É desta forma que o presidente do município de Vila Franca de Xira, Alberto Mesquita (PS), estima vir a construir a futura ciclovia e passeio ribeirinho de Alverca. O troço deverá unir o parque ribeirinho já existente do Forte da Casa até à Praia das Maçãs, também conhecida como Praia dos Tesos, no Sobralinho.
O projecto, ao contrário dos restantes troços já construídos, não terá o apoio de fundos comunitários e deverá ser pago na totalidade com fundos municipais. Não há ainda uma verba concreta para a intervenção mas o município estima que se esteja a falar de uma obra “de muitos milhares” de euros. O assunto foi levantado em reunião pública de câmara pelo vereador Mário Calado (CDU), que quis saber em que ponto se encontra o projecto.
“Estamos a terminar o estudo prévio do parque para poder apresentá-lo à Força Aérea e poder fazer a ligação que falta do passeio ribeirinho. Pessoalmente acredito que a Praia das Maçãs se deveria chamar Praia dos Tesos, porque é assim que é conhecida e é assim que deve ficar. Esta será uma intervenção importante em que a Força Aérea pode ajudar e vamos apresentar um bom projecto”, explica Alberto Mesquita.
Recorde-se que já existe uma aceitação de princípio da Força Aérea para que possa passar, entre o rio Tejo e a pista de aviação de Alverca, um trilho pedonal com ciclovia na zona ribeirinha dessa cidade. Foi um avanço significativo nas relações entre a autarquia e a Força Aérea, entidade que durante a última década declinou sempre qualquer possibilidade de abrir à comunidade uma faixa de terreno que permitisse unir Alverca às localidades vizinhas que já têm passeio ribeirinho, nomeadamente Alhandra/Vila Franca de Xira e Póvoa de Santa Iria/Forte da Casa.
No âmbito do futuro parque ribeirinho de Alverca está prevista também a recuperação do único moinho de maré do concelho, existente naquela freguesia e que está completamente ao abandono e cercado de vegetação.
Aposta na requalificação ribeirinha
Nos últimos anos, os moradores do Forte da Casa e da Póvoa de Santa Iria viram a sua zona ribeirinha completamente requalificada. Este ano fica pronto o parque ribeirinho Moinhos da Póvoa, que ligará a extremidade sul do concelho de Vila Franca de Xira ao vizinho concelho de Loures, num investimento de 2,2 milhões de euros. O projecto prevê também uma ligação futura ao Parque das Nações, às portas de Lisboa, mas terá de ser o município de Loures a desenvolver essa ligação.
Em funcionamento estão também os caminhos pedonais ribeirinhos que unem Vila Franca de Xira a Alhandra e o Forte da Casa à Póvoa de Santa Iria, bastante utilizados pelos moradores.

Ciclovia e passeio ribeirinho de Alverca construídos faseadamente

Mais Notícias

    A carregar...