uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
30 anos do jornal o Mirante
Concurso para novo quartel da GNR em Alpiarça talvez ainda este ano
FOTO – CM Alpiarça Protocolo para a elaboração do projecto técnico e construção do novo quartel da GNR de Alpiarça foi assinado no MAI

Concurso para novo quartel da GNR em Alpiarça talvez ainda este ano

Edição de 31.05.2018 | Sociedade

O concurso público para a construção do novo quartel da Guarda Nacional Republicana (GNR) em Alpiarça deve ser lançado até ao final deste ano. A informação foi dada pelo presidente da Câmara de Alpiarça, Mário Pereira (CDU), em sessão camarária.
O autarca assinou, no dia 15 de Maio, o protocolo de colaboração com vista à celebração de acordo administrativo para a elaboração do projecto técnico e construção do novo quartel da GNR em terreno a ceder pela câmara municipal junto ao pavilhão da Escola EB 2,3/Secundária José Relvas. A cerimónia decorreu no Ministério da Administração Interna, em Lisboa, e contou com a presença da secretária de Estado, Isabel Oneto, do comandante-geral da GNR e do secretário-geral do Ministério da Administração Interna.
O novo quartel da GNR de Alpiarça vai ser construído de raiz, num terreno cedido pelo município junto à Escola José Relvas. Descartada ficou já a recuperação do edifício onde está instalado há muitos anos o posto. O edifício será recuperado pela autarquia para a instalação de salas para as colectividades ou então para um ninho de empresas, referiu Mário Pereira a O MIRANTE em Março deste ano durante uma visita da secretária de Estado, Isabel Oneto, a Alpiarça para discutirem o assunto.
O terreno para o novo quartel já está reservado para o efeito desde 1996 e tem projecto geológico, referiu o presidente do município durante a visita da secretária de Estado. “Agora há um conjunto de procedimentos e burocracias a desenvolver, o que vai demorar alguns meses até haver fumo branco para esta intervenção”, explicou Mário Pereira. Terão de ser feitas camaratas para o sexo feminino, bem como a instalação de uma sala de apoio à vítima que obedece a uma série de normas, entre outras questões.

Obras faladas há muito
A construção de um novo posto para a GNR em Alpiarça já é falada há anos e até ao momento nada foi feito. A última promessa foi em 2014 pelo ministro da Administração Interna do Governo PSD/CDS, Miguel Macedo, que disse na altura que “das instalações degradadas das forças de segurança no distrito de Santarém o posto da GNR de Alpiarça era o que estava em melhor posição de ter obras em breve”. E acrescentava que, se o Ministério da Administração Interna tivesse dinheiro, no final do primeiro semestre de 2014 obras poderiam avançar.

Concurso para novo quartel da GNR em Alpiarça talvez ainda este ano

Comentários

Mais Notícias

    A carregar...