uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante

Abrantes transforma Edifício Carneiro em Museu Charters de Almeida

O escultor Charters de Almeida doou ao município de Abrantes uma parte significativa da sua colecção, resultado de mais de meio século de actividade artística.

A empreitada de restauro, reabilitação, remodelação e ampliação do Edifício Carneiro, em Abrantes, onde será instalado o Museu de Arte Contemporânea Charters de Almeida (MAC), já foi adjudicada pela Câmara de Abrantes. A empreitada foi adjudicada à empresa Tecnorém - Engenharia e Construções, S.A., pelo valor de cerca de 2 milhões de euros, sendo o prazo previsto para a execução da obra de 720 dias. A intervenção é financiada em cerca de 85% por fundos comunitários.
As obras representativas das várias fases do percurso de mais de meio século da actividade artística do escultor Charters de Almeida ficarão expostas no interior e no exterior do edifício que já foi escola e hoje é espaço cultural, e onde, para além dos espaços expositivos interiores, para acolhimento de exposições de carácter permanente e temporário, será instalado um auditório polivalente.
A obra está integrada nas intervenções de regeneração urbana - recuperação de património municipal - mas também integra a “estratégia de oferta de produtos turísticos que atraiam mais pessoas para o território do concelho” de Abrantes, “diferenciando-se pela aposta na vertente cultural, lúdica e educativa”.
“O museu de Charters de Almeida está inserido num projecto cultural mais vasto, no âmbito da estratégia que definimos para a regeneração urbana de Abrantes, estratégia que assenta em três pilares: a habitação, comércio e serviços e a fruição cultural”, disse à agência Lusa a presidente da câmara, Maria do Céu Albuquerque, aquando da aprovação do projecto de execução para a intervenção de restauro, reabilitação, remodelação e ampliação do Edifício Carneiro, para instalação do MAC, a 30 de Maio de 2017.
O MAC irá incluir peças da primeira fase do trabalho do artista (até 1973), que se convencionou chamar “dos bronzes” pela predominância dessa matéria, um conjunto de trabalhos denominados “Relógios de sol”, trabalhados em blocos de mármore polido, com várias componentes de metal, e ainda um conjunto de trabalhos (entre quadros com imagens e pinturas) com desenhos e projectos das “Cidades Imaginárias”, que correspondem a intervenções no espaço público utilizando materiais como o aço, o mármore, o granito e o betão armado.
Também a zona exterior envolvente do logradouro do actual Edifício Carneiro vai ser tratada com a finalidade de ser a porta de entrada para a criação de um percurso de exposição ao ar livre até à entrada do Jardim do Castelo, confluindo com a intervenção prevista para o espaço do Castelo e área em redor.
O escultor Charters de Almeida doou ao município de Abrantes uma parte significativa da sua colecção, resultado de mais de meio século de actividade artística, e de que se destacam as obras em grande escala, conhecidas por “Cidades Imaginárias”, que chegam a atingir os 40 metros de altura.

Mais Notícias

    A carregar...