uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante
Galeana: no reino do toiro bravo
Foto DR Joaquim Grave esteve os últimos dez anos sem pegar na muleta. No dia 29 de Maio brindou alguns jornalistas e amigos com uma faena

Galeana: no reino do toiro bravo

Situada no concelho alentejano de Mourão, na freguesia da Granja, a Herdade da Galeana fica paredes meias com a estremadura espanhola. Em 1939, Manuel Joaquim Grave, adquiriu a propriedade à viúva de Soler. Joaquim Sá Grave, médico veterinário e antigo elemento do Grupo de Forcados Amadores de Santarém, herdou-a após a morte de seu pai, o engenheiro Joaquim Murteira Grave.
No dia 29 de Maio, houve visita à Galeana para comemorar um marco histórico de há 30 anos quando o toiro “Cumpridor”, lidado na Monumental de Madrid, obteve a honra de volta no arraste. Foi a convite de Joaquim Grave que rumámos à Galeana para uma jornada inesquecível de campo.
Primeiro visitámos a sala dos troféus obtidos ao longo dos anos nas mais variadas praças de toiros. Seguindo-se uma tenta em que os jovens novilheiros João d’Alva e Luís Silva, alunos, respectivamente, das escolas de toureio de Vila Franca de Xira e da Moita, tiveram oportunidade de tourear seis novilhas, três das quais (1ª, 5ª e 6ª) plenas de nobreza, fixidez e humilhação que proporcionaram ao jovens diestros boas faenas. Um animado almoço foi-nos servido durante o qual muito se falou da tauromaquia, e do toureio, seguindo-se, bem instalados num reboque de tractor, uma visita à camada de toiros a lidar em 2018, com as sempre pertinentes e sábias explicações do simpático anfitrião, que converteu esta exploração também em Turismo Rural Taurino, tendo para o efeito disponíveis cinco quartos e visitas à ganaderia para pequenos grupos (em jeep) e grandes grupos (em reboques de total segurança e comodidade).
Texto e fotos de Henrique de Carvalho Dias.

Galeana: no reino do toiro bravo

Mais Notícias

    A carregar...