uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante
Tocador de búzio apresenta livro em Alverca
Joaquim Agostinho tem por hábito por participar nos encontros da Palavra Cantada

Tocador de búzio apresenta livro em Alverca

Joaquim Fortunato Agostinho, 73 anos, natural de Arruda do Vinhos e residente em Alverca do Ribatejo há já longos anos, apresentou, este sábado, 2 de Junho, o seu livro “O Meu Pregão: Rimas Populares”, na Biblioteca Municipal de Alverca.
Foi o avô do autor que, aos doze anos, lhe despertou o gosto pela poesia e pela escrita e pela arte de tocar búzio que ainda hoje exercita. O toque do búzio é um chamariz que antecede um pregão. “Por exemplo, eu toco o búzio e digo «Está aberto o encontro de poetas da Palavra Cantada»”, explica Joaquim Agostinho que costuma participar nos encontros organizados pela Palavra Cantada - Associação de Cultura para anunciar a abertura dos eventos.
O autor do livro “O Meu Pregão: Rimas Populares” já tocou o búzio em vários locais, como na Torre Eiffel, no CNEMA em Santarém ou no Centro Cultural de Belém. Joaquim Agostinho está ligado a várias instituições de Alverca (Sociedade Filarmónica Recreativa de Alverca, onde foi músico integrante na banda e fez teatro, Museu Municipal e Casa do Povo) e está a pensar, num futuro próximo, escrever memórias e ensinamentos.
A apresentação do livro em Alverca integrou a iniciativa da Câmara Municipal de Vila Franca de Xira “Leituras muito cá de Casa”, que visa apoiar a produção literária e divulgar o trabalho dos autores do concelho.
“O Meu Pregão: Rimas Populares” foi lançado em 2011 numa publicação de autor que actualmente está esgotada.

Tocador de búzio apresenta livro em Alverca

Mais Notícias

    A carregar...