uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
30 anos do jornal o Mirante

NERSANT e Agrocluster dinamizam projecto de sensibilização para a bioeconomia

Food Defende é tema em destaque na conferência de encerramento do Bio-Ware

Edição de 21.06.2018 | Economia

As acções de sensibilização do projecto de promoção para a bioeconomia, Bio-Ware, que tem vindo a ser dinamizado na região pela Associação Empresarial da Região de Santarém - Nersant e pelo Agrocluster Ribatejo, terminam no dia 27 de Junho. Nesta altura realiza-se uma conferência sobre o tema, onde o conceito de Food Defense assume lugar de destaque. A conferência tem lugar na Startup Santarém, das 15h00 às 17h00, com inscrições gratuitas, que devem ser realizadas no portal: www.nersant.pt.
Na conferência final do projecto vão ser apresentados os resultados das actividades e terá lugar a discussão conjunta de questões de valorização e comercialização dos resultados científicos na área da Bioeconomia Verde e Bioeconomia Branca. Ao longo do projecto foram desenvolvidos estudos de casos - exemplos de sucesso empresariais na Bioeconomia - e identificadas empresas e redes nacionais e internacionais ligadas a este universo, bem como, a oportunidades de actividades ligadas à bioeconomia. Para além disso, o projecto realizou diversas acções de sensibilização e disseminação, que em muito contribuíram para a reflexão sobre esta temática.
O programa da conferência conta com a apresentação de resultados do projecto, bem como com a entrega de prémios aos galardoados no âmbito dos concursos de ideias de negócio realizados ao abrigo do projecto. Os promotores são recebidos pela presidente da Nersant, Maria Salomé Rafael, e pelo presidente do Agrocluster, Carlos Lopes de Sousa. O projecto é cofinanciado pelo COMPETE 2020, encontrando-se disponibilizada mais informação no portal do projecto em http://bioware.nersant.pt.
Segue-se discussão de questões relacionadas com a valorização e comercialização de produtos de valor acrescentado, bem como a apresentação de casos de sucesso, como o da FermALG, que aposta na comercialização de microalgas como um dos produtos com maior potencial na alimentação humana, animal e cosmética, da A4F, que trabalha na área da investigação e desenvolvimento de projectos de bioengenharia para a produção industrial de microalgas e ainda da VALORBIO, que aposta na valorização de resíduos através de zonas húmidas construídas modulares usadas para tratamento de águas residuais.
Em cima da mesa estará também uma intervenção sobre o conceito de Food Defense que, pela sua importância, assume lugar especial nesta conferência de encerramento do Bio-Ware. Trata-se de um conceito que aborda todas as actividades para prevenir a contaminação acidental ou intencional dos produtos alimentares por agentes biológicos, químicos ou radioativos no decorrer da sua produção e distribuição. Associado a este conceito estão, entre outros, a fraude alimentar, a segurança e a qualidade alimentar que importam ser discutidos de forma a garantir a não adulteração dos produtos alimentares ao logo da cadeia produtiva e obter assim quantidades de produtos confiáveis e com qualidade para um consumidor cada vez mais exigente e informado, num mercado nacional e internacional competitivo.
De referir que Bio-Ware visa a promoção da inovação e do empreendedorismo de forma a melhorar a comercialização dos resultados científicos associados à bioeconomia “Verde” (Agroflorestal) e à bioeconomia “Branca” (aplicações industriais e ambientais). Este projecto pretende sensibilizar e disseminar a importância da bioeconomia e da sua integração nos sectores relevantes para a região, promoção de lógicas de colaboração entre os actores nacionais direccionadas para a identificação e valorização de oportunidades de financiamento e promoção da geração de ideias em torno do desenvolvimento de projetos colaborativos entre empresas e entidades de ensino e de ciência e tecnologia.

Comentários

Mais Notícias

    A carregar...

    Capas

    Assine O MIRANTE e receba o Jornal em casa
    Clique para fazer o pedido

    Destaques