uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante
Aguarda há 14 meses por uma colonoscopia no Hospital de Santarém
Maria Antónia Lança

Aguarda há 14 meses por uma colonoscopia no Hospital de Santarém

Falta de especialistas impede unidade de saúde de responder com a prontidão desejada

Uma doente oncológica aguarda há 14 meses que lhe seja marcada uma colonoscopia no Hospital Distrital de Santarém (HDS). Maria Antónia Lança, residente em Santarém, foi operada a um cancro do cólon em Março de 2016, fez quimioterapia durante seis meses e continua a ser seguida pelos médicos, nomeadamente no IPO (Instituto Português de Oncologia). A realização da colonoscopia faz parte desse plano de acompanhamento da doente, que se encontra de baixa desde a operação e aguarda há mais de um ano pela realização desse exame no HDS.
O MIRANTE contactou o presidente do conselho de administração do Hospital Distrital de Santarém, José Josué, que nos deu a seguinte explicação através de email: “Pela circunstância de há vários meses o Serviço de Gastroenterelogia se encontrar reduzido a um médico, tem havido dificuldades em responder com a prontidão desejada”.
José Josué refere ainda que “para ultrapassar as dificuldades e responder com maior prontidão o Hospital desenvolveu um concurso para adquirir 500 endoscopias no exterior. Esse concurso está concluído e irá iniciar nos próximos dias, pelo que nas próximas semanas a doente terá o seu exame efectuado”.
Maria Antónia Lança, que é funcionária da Câmara Municipal de Santarém, está farta de esperar e diz que há uns meses expôs o seu caso pessoalmente ao administrador do Hospital de Santarém e também nos serviços hospitalares, onde lhe terá sido dito que havia situações mais urgentes à sua frente e que iria ser chamada assim que fosse possível. Mas a doente não se conforma com a demora: “Não sei do que é que eles estão à espera? Que eu apodreça? Vou fazer 68 anos em breve e ainda quero viver mais, para poder fazer as coisas de que gosto, como a pintura”.

Aguarda há 14 meses por uma colonoscopia no Hospital de Santarém

Mais Notícias

    A carregar...

    Capas

    Assine O MIRANTE e receba o Jornal em casa
    Clique para fazer o pedido

    Destaques