uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
30 anos do jornal o Mirante
Entradas de Fátima necessitam de requalificação urgente
Luís Albuquerque (ao centro) com a Secretária de Estado Ana Lehmann

Entradas de Fátima necessitam de requalificação urgente

Presidente da Câmara de Ourém apela ao Governo que apoie obras numa cidade que todos os anos recebe milhões de visitantes

Edição de 27.06.2018 | Sociedade

O presidente da Câmara de Ourém, Luís Albuquerque (PSD), considera que as entradas da zona urbana de Fátima carecem de requalificação urgente. “Apelo para que possamos unir esforços e vontades no sentido de juntos podermos contribuir decisiva e afirmativamente para o nosso futuro colectivo”, apelou o autarca à secretária de Estado da Indústria, Ana Teresa Lehmann, que marcou presença na sessão solene do Dia do Município, que decorreu a 20 de Junho.
“Ourém tem sob a sua responsabilidade administrativa, mas simultaneamente com grande carácter afectivo, uma realidade incontornável de dimensão mundial, que é Fátima. Não nos podemos permitir, presumo, negligenciar, nem por um momento, uma das grandes referências da região e do país e, nomeadamente, um dos seus cartões-de-visita, que serão as entradas da zona urbana de Fátima, que carecem de intervenção”, acrescentou.
Albuquerque sublinhou a colaboração e “esforço financeiro” da Câmara de Ourém com a ACISO (Associação Empresa Ourém-Fátima), de cerca de 90 mil euros, com o objectivo de alargar os horizontes ao nível da penetração nos mercados turísticos internacionais, sobretudo na esfera do turismo religioso.
O presidente do município destacou também o conjunto de obras projectadas para o centro histórico de Ourém, nomeadamente para a zona do castelo. “Acredito que estas intervenções possam iniciar-se em breve e que vão acrescentar algo concreto, de forma significativa, à oferta turística da região. Faço também uma referência extremamente positiva e gratificante à Praia Fluvial do Agroal, uma realidade em termos de turismo ambiental e que ostenta a Bandeira Azul, uma correspondência plena à sua qualidade intrínseca e às estruturas complementares”, afirmou.

Homenagens no Dia da Cidade

O antigo director executivo da Insignare e que também foi presidente da ACISO (Associação Empresarial Ourém-Fátima), Francisco Vieira, foi distinguido, a título póstumo, com a Medalha de Ouro do Município de Ourém, no Dia da Cidade, que se celebrou a 20 de Junho.
Francisco Vieira faleceu em Outubro do ano passado, vítima de doença oncológica. O ex-eurodeputado do Parlamento Europeu e ex-deputado municipal Sérgio Ribeiro (CDU) e a ex-presidente da Assembleia Municipal de Ourém, Deolinda Simões, também receberam a Medalha de Ouro do município, assim como o presidente da Câmara Municipal de Altotting [Alemanha], Herbert Hofbauer.
O pintor e artista Roberto Chichorro recebeu a Medalha de Ouro de Mérito Municipal. Carlos Cravo, antigo segundo comandante dos Bombeiros Voluntários de Ourém, e Júlio Henriques, ex-comandante dos Bombeiros Voluntários de Ourém, também foram distinguidos durante a cerimónia solene do Dia do Município.
Outros dos homenageados com a Medalha de Ouro Mérito Municipal foram Manuel Tavares Lopes, presidente da Assembleia de Freguesia de Atouguia e antigo presidente da Junta de Atouguia, e o maestro Francisco Ferreira da Silva.
John Haffert, falecido em 2000, norte-americano e um dos impulsionadores da divulgação de Fátima, foi homenageado a título póstumo com a Medalha de Ouro de Mérito Municipal. A empresa Telmo Duarte, da freguesia de Fátima, e a Caxamar, empresa de Caxarias dedicada ao comércio de bacalhau, também foram alvo de homenagem. Alguns funcionários também foram distinguidos com a medalha do município.

Entradas de Fátima necessitam de requalificação urgente

Comentários

Mais Notícias

    A carregar...