uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante
Fisco apertou o cerco e obrigou ao cancelamento de feira típica de Vialonga
Feira é uma oportunidade para as pessoas da terra mostrarem os seus produtos - FOTO arquivo Paulo Nogueira

Fisco apertou o cerco e obrigou ao cancelamento de feira típica de Vialonga

A tradicional Feira dos Sabores e dos Saberes de Vialonga foi cancelada devido a exigências das Finanças, que quiseram saber quem é que não estava colectado para vender, incluindo uma idosa que ia dar a provar o seu arroz doce caseiro.

A Feira dos Sabores e dos Saberes, um evento singular da freguesia de Vialonga que se organiza uma vez por ano, teve de ser cancelada este ano devido a exigências de última hora por parte do fisco.
A Autoridade Tributária de Lisboa, através da sua Área de Justiça Executiva, contactou a junta de freguesia, organizadora do evento, dias antes da feira, no final de Maio, a exigir que a autarquia fornecesse a lista total de participantes, onde constasse o nome, número de identificação fiscal e mapa e planta com a localização dos stands no local. No fundo, era tentar saber quem estava ou não colectado nas Finanças para poder vender.
Uma idosa, que ia dar a provar o seu arroz doce caseiro na feira, foi um dos casos em que o fisco poderia agir e multar. Perante o cenário a junta não concordou em fornecer informações sobre os vendedores e reuniu de emergência com os participantes, tendo sido decidido cancelar o evento na globalidade.
A situação gerou desagrado não apenas entre os participantes como também na comunidade, uma vez que se trata de um evento simples mas de algum simbolismo para a terra. “Decidiu-se nessa reunião preparar a feira de outra forma para o ano, sem que haja multas a quem não estiver colectado”, critica a junta de freguesia, que diz ter tomado a decisão de cancelar a feira “com revolta”, já que “ninguém enriquece e lesa o Estado com as vendas que têm lugar neste evento”, que são habitualmente pequenas.
“Em nome de meia dúzia de tostões, numa autêntica caça às bruxas, tenta-se acabar com a genuidade, singularidade e as tradições que ano após ano têm vindo a ganhar dimensão”, lamenta a junta de freguesia. A Feira dos Sabores e dos Saberes de Vialonga consta no Roteiro de Feiras, Festas e Romarias do concelho de Vila Franca de Xira. O evento realiza-se anualmente no largo da igreja e alguns dos seus destaques são as mostras de doces tradicionais, produtos agrícolas, artesanato, velharias, cantares e danças tradicionais.
Finanças já actuaram noutros locais do concelho
O concelho de Vila Franca de Xira tem estado na mira dos fiscais das Finanças e vários têm sido os eventos em que os vendedores acabam multados. Um dos casos mais falados aconteceu o ano passado, na Feira Medieval de Vila Franca de Xira, organizada pelo Centro de Bem-Estar Infantil, onde vários comerciantes foram apanhados pelos fiscais do fisco. Mas há relatos de também terem estado em festas tradicionais, como no Forte da Casa, no início de Junho, onde um vendedor de farturas foi também multado por inconformidades na facturação.
Fisco apertou o cerco e obrigou ao cancelamento de feira típica de Vialonga

Mais Notícias

    A carregar...