uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante
NERSANT entrega prémios no âmbito de projectos ligados à Bioeconomia

NERSANT entrega prémios no âmbito de projectos ligados à Bioeconomia

No âmbito do BIO-WARE, programa de sensibilização para Bioeconomia, decorreu em Santarém, no dia 27 de Junho, uma conferência sobre “Valorização e Comercialização de produtos de Valor Acrescentado”. Integrado no mesmo programa teve também lugar a entrega de prémios do concurso “Acelerador de Bio-Ideias”.
António Campos, que abriu a conferência, salientou o importante papel da Nersant e do AgroCluster Ribatejo, a fim de trazer novos temas e desafiar as empresas a encontrar caminhos sustentáveis, desenvolvendo bioprodutos ou bioserviços.
Foram apresentados vários casos de estudo implementados no âmbito da Bioeconomia. Joana Silva, R&D Manager da Allmicroalgae, salientou a aposta que vindo a ser feita pela FermALG na comercialização de microalgas, através do processo de fermentação.
O VALORBIO, projecto promovido pelo Instituto Politécnico de Tomar, incide na valorização de resíduos através de zonas húmidas construídas em módulos, com o objectivo de serem usadas para tratamento de águas residuais. Henrique Pinho, director do BIOTEC.IPT, explicou que resíduos como cascas de caracóis, restos de tijolos e calcário ou desperdícios provenientes de actividades agropecuária e agroalimentar, estão já a ser testados.
Rita Cunha Porto, da SGS Portugal, apresentou o conceito Food Defense, no âmbito da segurança alimentar. Falou de intrusão e contou a sua experiência nesta área que é muito importante nas empresas do ramo alimentar.
Inserido no mesmo projecto realizou-se a entrega de Prémios do Concurso de Ideias de Negócio. Foram premiadas três ideias inovadoras com interesse para a actividade económica e ambiental.
O primeiro prémio foi atribuído a Adriana Vaz, Manuel Seixas e Rafaela Freitas pelo projecto “MARlight” que pretende produzir starlights biológicos destinados à pesca nocturna. O projecto “Valorização Lignina para produção de nanopartículas e aplicação de polímeros”, distinguido com o segundo lugar, foi desenvolvido por Marion da Silva. Em terceiro lugar ficou a ideia de negócio de Ana Rita Santos, “Sweet Humus”, um snack saudável rico em fibras e proteínas. O concurso foi aberto a nível nacional e dirigido a concorrentes de todas as idades.

NERSANT entrega prémios no âmbito de projectos ligados à Bioeconomia

Mais Notícias

    A carregar...

    Capas

    Assine O MIRANTE e receba o Jornal em casa
    Clique para fazer o pedido

    Destaques