uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante
Fundação CEBI ao serviço da educação
Ana Maria Lima - Presidente do Conselho de Administração da Fundação CEBI

Fundação CEBI ao serviço da educação

“A Fundação congratula-se pela diversidade de quem a procura, porque esta é uma das razões que a impele a reavaliar e inovar em termos de práticas Educativas”.

No ano de 1968 o espírito de iniciativa de um grupo de pessoas, imbuídas de uma forte componente solidária, esteve na génese da Fundação CEBI.
A consciência das necessidades no âmbito Social e Educativo foi determinante para a criação de uma resposta que visava apoiar crianças e respetivas famílias, numa época em que na Comunidade de Alverca a oferta residia apenas no “Ensino Primário”. Nasceu, assim, a primeira manifestação do reconhecimento do papel fundamental da Fundação CEBI na criação de respostas para a comunidade na área da Educação.
Considera-se que a Educação, direito fundamental do indivíduo, tem um grande impacto em todas as áreas da vida, sendo um agente promotor do desenvolvimento social, económico e cultural, quer em termos individuais, quer na comunidade.
Um país que não procura a excelência na Educação, compromete o futuro do seu desenvolvimento e inovação.
Atualmente, o Colégio José Álvaro Vidal, com cerca de 1.600 crianças e jovens do Berçário ao 9.º ano de escolaridade, orgulha-se de ser uma referência, alcançada pela evolução do seu Projeto Educativo. Projeto centrado nos alunos, nas suas características pessoais e necessidades emergentes, com forte apelo às componentes artísticas/desportivas enquanto fatores enriquecedores e potenciadores das aprendizagens formais. Os valores humanistas acompanham as propostas pedagógicas, ambicionando-se, assim, contribuir para o desenvolvimento local de uma cidadania interventiva e centrada nos princípios da Democracia.
É valorizado o alinhamento entre os princípios da Fundação CEBI e a prática de todos os docentes e não docentes na interação com os alunos e as suas famílias. Estes princípios de solidariedade são uma das razões que explicam a enorme heterogeneidade dos alunos que frequentam o seu Colégio.
A Fundação congratula-se pela diversidade de quem a procura, porque esta é uma das razões que impele a reavaliar e inovar em termos de práticas Educativas. Pensar uma escola inclusiva, implica pensar um modelo educativo em que cada aluno está no centro das preocupações dos docentes, que por eles são responsáveis, numa lógica de cooperação com as famílias.
Convictos de que a educação está em profunda mutação, reflexo das transformações do mundo atual, estamos atentos a todos os sinais que nos chegam, procurando adequar e inovar todos os dias, pois essa sempre foi uma das principais prioridades da Fundação CEBI desde a sua génese.
No próximo Ano Letivo, a Fundação irá concretizar mais uma das suas ambições, alargar a sua resposta educativa ao Ensino Secundário. Assim, a oferta assegura a possibilidade dos seus alunos reforçarem a relação de confiança com o Colégio José Álvaro Vidal, cumprindo a escolaridade obrigatória desde os primeiros meses de vida até à entrada para a Universidade.
O seu compromisso é contribuir para a formação de pessoas responsáveis, autónomas, solidárias, que conhecem e exercem os seus direitos e deveres em diálogo e no respeito pelos outros, com espírito crítico e criativo - fundamento do seu Projeto Educativo.
A função e o sentido da escola têm evoluído ao longo dos anos, acompanhando a evolução das nossas sociedades mas, desde as suas origens, a CEBI colocou o humanismo como principal referencial da sua atividade. Cabe a todos os colaboradores da Fundação honrar estes princípios. A memória do seu fundador, José Álvaro Vidal, os seus alunos e as suas famílias merecem-no.

Ana Maria Lima
Presidente do Conselho de Administração da Fundação CEBI

Fundação CEBI ao serviço da educação

Mais Notícias

    A carregar...

    Capas

    Assine O MIRANTE e receba o Jornal em casa
    Clique para fazer o pedido

    Destaques