uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante
O Ensino Profissional é um caminho válido para uma profissão

O Ensino Profissional é um caminho válido para uma profissão

“No próximo ano letivo, o Agrupamento de Escolas de Constância abrirá os Cursos de Técnico de Cozinha e Pastelaria e Técnico Auxiliar de Saúde”.

Desde 2004, que o Agrupamento de Escolas de Constância tem trilhado um caminho no sentido de orientar para a vida profissional muitos alunos que frequentam o estabelecimento, ministrando cursos profissionais de qualidade, sempre com elevadas taxas de sucesso e de empregabilidade - a rondar os 75% nos cursos da área da restauração.
É de lamentar que continue a prevalecer um estigma sobre o ensino profissional, tendendo a associá-lo a ideias preconceituosas como o abandono escolar precoce e o desaproveitamento escolar, contrariando aquilo que na realidade o ensino profissional é: um caminho válido para uma profissão, capaz de capacitar os alunos para a vida ativa e até para o prosseguimento de estudos no ensino superior, de um modo essencialmente prático e indubitavelmente enriquecedor.
Oferecer o Ensino Profissional de qualidade em escolas públicas é uma forma de dar resposta a interesses e estilos de aprendizagem diversos e de combater a exclusão e as desigualdades, fazendo com que todos, cada um ao seu modo, consigam concluir a escolaridade obrigatória com sucesso e com uma perspetiva de futuro ajustada às suas características e desígnios.
O ensino profissional não dever ser um escape, mas uma opção. Deve ser um percurso que se escolhe fazer na certeza de que o mesmo beneficiará, em primeira mão, aqueles que enveredarem por ele e, por essa via, a própria sociedade que cada vez mais tem necessidade de técnicos e profissionais competentes.
No próximo ano letivo, o Agrupamento de Escolas de Constância abrirá os Cursos de Técnico de Cozinha e Pastelaria e Técnico Auxiliar de Saúde, cursos que contarão certamente com alunos empenhados e interessados em fazer um percurso escolar de qualidade.
Olga Antunes
Diretora do Agrupamento
de Escolas de Constância

O Ensino Profissional é um caminho válido para uma profissão

Mais Notícias

    A carregar...

    Capas

    Assine O MIRANTE e receba o Jornal em casa
    Clique para fazer o pedido

    Destaques