uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
30 anos do jornal o Mirante
O futuro está no nosso Agrupamento
 Isabel Maria Fernandes da Silva Diretora do Agrupamento de Escolas de José Relvas de Alpiarça

O futuro está no nosso Agrupamento

“(...) Deixo uma palavra de apreço para todos os meus colegas, em especial aos do meu Agrupamento, que diariamente se dedicam de corpo e alma aos seus alunos, muitas vezes em condições adversas”.

Edição de 04.07.2018 | Especial Ensino

O Agrupamento de Escolas de José Relvas, Alpiarça, oferece uma vasta oferta formativa desde o ensino pré-escolar ao secundário regular (curso Cientifico-Humanístico de Ciências e Tecnologias e Línguas e Humanidades) e cursos profissionais (cursos de Técnico de Desporto, Técnico de Gestão e Programação de Sistemas Informáticos e Técnico Auxiliar de Saúde).
No Projeto de Intervenção para o mandato que este ano iniciei, estabeleci como Visão (aquela que nos permite “saber para onde vamos”) para o nosso Agrupamento: promover o sucesso educativo, através da melhoria dos resultados escolares; contribuir para a formação integral dos alunos; integrar todos os alunos, continuando a ser uma verdadeira escola inclusiva; ser um espaço de felicidade e de realização pessoal e profissional e uma referência no contexto das instituições educativas.
Um dos primeiros objetivos que concretizámos do Projeto de Intervenção foi a aquisição de um sistema operativo informático e de segurança eficaz. Com a introdução destas novas tecnologias de informação e comunicação, dissipam-se os processos burocráticos e otimizam-se os fluxos de trabalho, proporcionando uma solução integrada de gestão escolar fiável, diversificada, moderna e inovadora, que integra várias valências, em várias áreas.
Paralelamente, estará a funcionar a 100%, no início do ano letivo, o sistema integrado de gestão de escolas, que é o sistema baseado num cartão que permite a sua utilização como meio de identificação, controlo de acessos e pagamentos. Todas estas tecnologias permitem acessos aos encarregados de educação, facilitando assim a comunicação entre a Escola e a Família e vice-versa.
Continuaremos empenhados em dar continuidade aos Projetos de sucesso, alguns de referência nacional e internacional, tais como: “Erásmus+”, “E-twining”, “Co-Lab (Collaborative Educatione Lab)”, “aLeR+ 2027”, “Clube Europeu”, “Clube da Robótica”, “Mindfulness na nossa escola”; “Mentoria”, “Toca a estudar”, “A Melhor Turma”, “Reforço Educativo no Ensino Secundário”, “Desporto Escolar”, “Iniciação à Programação no 1º ciclo”; entre outros e a reformular ou a criar novos projetos, sobretudo no âmbito do Gabinete do Apoio ao Aluno. Vai iniciar-se a implementação do Projeto “Plano Integrado e Inovador de Combate ao Insucesso Escolar na Lezíria do Tejo. Trata-se de um plano inovador que vai atuar em 10 municípios da Lezíria, com o intuito de fomentar o sucesso escolar.
Continua a ser fundamental diminuir as taxas de retenção, a nível nacional, sobretudo no 2º ano do 1º ciclo, o que veio a verificar-se com a implementação do Plano de Ação Estratégico de Promoção do Sucesso Educativo, nos dois últimos anos letivos. Mas, é imprescindível que sejam dadas às Escolas e a quem as dirige as condições necessárias, nomeadamente a disponibilização dos recursos financeiros e humanos, a formação de professores adequada e no caso da escola sede do meu Agrupamento a realização das tão necessárias obras, como já foi prometido, há algum tempo, pelo Ministério da Educação.
Como diretora, continuarei a investir na qualidade e na excelência, alicerçadas na capacidade de trabalho e numa visão empreendedora, sabendo que os obstáculos só serão vencidos com um esforço coletivo.
Numa altura em que os professores estão em luta por todo o país e o meu Agrupamento não é exceção, deixo uma palavra de apreço para todos os meus colegas, em especial aos do meu Agrupamento, que diariamente se dedicam de corpo e alma aos seus alunos, muitas vezes em condições adversas. Para tal, termino com uma frase proferida pelo Senhor Presidente da República, que tem precisamente um ano, mas está muito atual “Há outros heróis que estão a mudar Portugal, são os Professores”. Obrigada!
Isabel Maria Fernandes da Silva
Diretora do Agrupamento de Escolas de José Relvas de Alpiarça

O futuro está no nosso Agrupamento

Comentários

Mais Notícias

    A carregar...

    Capas

    Assine O MIRANTE e receba o Jornal em casa
    Clique para fazer o pedido

    Destaques