uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante
Falta acção para acabar com passagem de nível perigosa em VFX
Moradores juntaram-se ao lado da linha para reivindicar maior segurança no local

Falta acção para acabar com passagem de nível perigosa em VFX

Perto de dezena e meia de pessoas juntaram-se em protesto junto à linha e exigiram tomada de medidas para resolver o problema.

A Infraestruturas de Portugal (IP), o Governo e a Câmara de Vila Franca de Xira “não estão a fazer o suficiente” para acabar ou minimizar os problemas de segurança que existem na actual passagem de nível existente na zona do cais de Vila Franca de Xira, onde nos últimos 12 anos 25 pessoas perderam a vida.
A crítica foi deixada por vereadores da CDU num protesto promovido pela comissão de freguesia do Partido Comunista Português (PCP) junto à passagem de nível, na tarde de 27 de Junho. “O Governo não pode continuar a ignorar este problema, é um ponto de grande passagem que precisa de maior segurança. O que aqui fizeram foi desinvestir na segurança das pessoas. É inaceitável a postura que as diferentes entidades têm mostrado face a esta situação. A IP tem revelado uma falta de respeito tremenda ao nem sequer ter respondido ao abaixo-assinado que foi promovido junto de utentes desta via”, criticou Nuno Libório.
Em Maio foi entregue um abaixo-assinado com 1.300 assinaturas ao governo e à IP reclamando mais e melhores medidas de segurança naquela via, onde em Janeiro um autarca da CDU local, Carlos Romano, perdeu a vida. Até ao momento não houve qualquer resposta ao documento, facto que o PCP classifica de “falta de respeito” para com a população e que revela o “alheamento” face à perigosidade do local.
“A actual gestão da câmara não tem tido nesta matéria uma postura de defesa das populações”, criticou Nuno Libório, notando que a iniciativa “terá continuação” e que o assunto não será para morrer. “Vamos fazer mais uma iniciativa a nível parlamentar para que este assunto continue na ordem do dia”, avisou.
Numa recente resposta aos deputados do PCP no Parlamento, o Governo considerou que as obras de melhoria daquela passagem de nível devem ser feitas pela câmara municipal no âmbito das contrapartidas da operação urbanística “Jardins do Arroz”, prevista para o local. O presidente da câmara, Alberto Mesquita (PS), já veio dizer que é mentira e “abusivo” que o Governo diga que é a Câmara de Vila Franca de Xira e a IP que têm a responsabilidade de resolver o problema.

Falta acção para acabar com passagem de nível perigosa em VFX

Mais Notícias

    A carregar...

    Capas

    Assine O MIRANTE e receba o Jornal em casa
    Clique para fazer o pedido

    Destaques